Concluída limpeza do Vale da Raposa

Já está concluída a limpeza do Vale da Raposa que dará lugar ao Jardim Romântico de Sintra e será realizada em três etapas, num investimento da autarquia de 588 mil euros.

Esta empreitada visa a estabilização e consolidação do Vale da Raposa, com uma série de melhoramentos que se vão realizar no terreno localizado no centro da Vila de Sintra, (Av. Barão Almeida Santos, junto à estátua do Soldado Desconhecido) com vista à concretização de um Jardim Romântico.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, a criação do Jardim Romântico de Sintra “vai gerar uma nova área de lazer e contemplação e um novo espaço no panorama cultural e paisagístico de Sintra, Paisagem Cultural da Humanidade”.

Nesta primeira fase, os trabalhos centram-se essencialmente ao nível das infraestruturas, com o objetivo de criar condições de segurança e acessibilidade ao futuro jardim, através da estabilização das estruturas, recuperação dos caminhos e da criação de uma rede de esgotos domésticos e pluviais.

Os trabalhos de desmonte, remoção e desmatação serão realizados de modo criterioso com vista a possibilitar a aplicação futura dos materiais a manter e a valorizar, estruturas existentes de que fazem parte: o caminho principal, os muros de suporte, os muros e muretes, as escadas, os diversos tanques, o poço, a cisterna (mina subterrânea), as caleiras (sistema interno e externo), o anexo sob a Correnteza, as espécies vegetais, entre outros.