UBUNTU Fest 2024 trouxe a Sintra mais de 700 alunos de todo o país

Sintra recebeu o UBUNTU Fest 2024, reunindo mais 700 alunos que participaram, durante três dias, em workshops temáticos, conferências, visitas aos monumentos de Sintra, momentos de partilha e atividades lúdicas, nos dias 3, 4 e 5 de abril.

A cerimónia de abertura, teve lugar no Centro Comercial Olga Cadaval, na quinta-feira, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Sintra, Bruno Parreira, do presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Nunes da Silva, e do Diretor Geral da Educação, Pedro Cunha.

A manhã foi marcada por debates sobre o impacto do projeto nas escolas, o Ubuntu como política pública para a educação e a experiência das Escolas Ubuntu em todo o mundo, seguidas de um testemunho da ativista Latifa Ibn Ziaten. Durante a tarde os participantes conhecerem e descobrirem a história, património e cultura de Sintra, com a visita a vários monumentos do concelho.

O último dia foi reservado para a realização de duas rondas de workshops temáticos e a experimentação de saberes e tradições locais e do mundo, na Quinta da Ribafria.

O Ubuntu Fest congregou jovens de todo o país que integram as Academias Ubuntu nas suas escolas, tendo por base a filosofia e método Ubuntu, a partir do modelo de liderança servidora e inspirado em personalidades como Nelson Mandela, Martim Luther King e Malala Yousafzai.

Em Sintra o projeto acontece desde 2021 e destina-se a jovens dos 12 aos 18 anos, dos Agrupamentos de Escolas Alto dos Moinhos, D. Carlos I, Monte da Lua, Ruy Belo, Visconde de Juromenha, Aqua Alba, Ferreira de Castro, Leal da Câmara Miguel Torga, Professor Agostinho da Silva, e Queluz Belas.

O método Ubuntu é desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora, focada no bem comum e consciente da responsabilidade de cada participante na transformação do mundo, procurando gerar consensos e mobilizar a vontade coletiva na procura de soluções para problemas concretos, potenciando assim as capacidades individuais em prol do bem comum.

Enquanto programa de educação não formal, o projeto desenvolve um modelo pedagógico centrado nos participantes, recorrendo a uma abordagem participativa e experiencial. Toda a metodologia é profundamente relacional, em sintonia com os princípios da filosofia Ubuntu: uma pessoa só é uma pessoa através de outras pessoas.

Este evento foi organizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.