Câmara de Sintra apoia projeto Raízes em Monte Abraão

espaco raizes

A sexta geração do projeto “Raízes” arrancou no dia 1 de Abril no Bairro 1º de Maio, em Monte Abraão, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Na cerimónia de inauguração das instalações e que marca o arranque do projeto “Raízes”, de intervenção junto das comunidades jovens mais desfavorecidas, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta exaltou “o trabalho desenvolvido pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão com crianças e jovens em situações de fragilidade” e que agora é abrangido pelo Programa Escolhas com um financiamento no valor aproximado de 196 mil euros para os próximos três anos. Para Basílio Horta este dia é “importante para quem vai utilizar o espaço e para a Câmara, que ajuda com a cedência de um lugar que sirva para formar cidadãos e pessoas conscientes dos seus direitos e obrigações independentemente das condições sociais”.

No local foi apresentado um vídeo subordinado ao tema “Protege-me” para assinalar o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, em Abril, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a realidade dos maus tratos na infância. O presidente da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, Pedro Brás, referiu “a necessidade de dar atenção às crianças e jovens mais desfavorecidos”, que neste novo espaço “iniciam a partir deste dia uma jornada diferente daquela que seguiam, agora com mais possibilidades e acompanhamento”.

O aumento e desenvolvimento de competências escolares, pessoais e sociais das crianças e jovens - através da educação formal e não formal que promova o sucesso, a inclusão escolar, a interiorização de regras e normas e valores para a melhor convivência social - são os principais objetivos do projeto. A Associação para a Promoção do Desenvolvimento Juvenil (APDJ) é a entidade gestora do projeto. A presidente da Associação, Joana Melo da Silva salientou “ a oportunidade de fazer deste projeto, esperando corresponder às expectativas”.

Neste momento existem aproximadamente 70 inscrições para integrar o projeto, cuja entidade promotora é a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão (UFMMA).