AVISO | Medidas de prevenção da propagação da Xylella Fastidiosa

A Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo informa que foi detetada a bactéria Xylella fastidiosa em algumas freguesias de Sintra e estabelece medidas de combate específicas.

A Xylella fastidiosa é uma bactéria que infeta as plantas pertencentes a uma vasta lista de espécies botânicas bloqueando os seus vasos xilémicos. Esta característica di­ficulta a absorção de água e nutrientes e, consequentemente, conduz ao aparecimento de sintomas semelhantes a stress hídrico tais como: murchidão, queimaduras na zona marginal e apical das folhas, morte de alguns ramos e, por fi­m, da totalidade da planta.

A União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão está totalmente abrangida pela zona demarcada, enquanto as Uniões de Freguesias de Agualva e Mira- Sintra, Cacém e São Marcos, Queluz e Belas, Rio de Mouro, Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim) e Colares estão parcialmente abrangidas pela zona demarcada.

Assim, nestas áreas terão que ser tomadas medidas de combate específicas e excecionais de controlo/vigilância, nomeadamente:

• Destruição imediata, após realização de um tratamento adequado contra a população de potenciais insetos vetores, dos vegetais abrangidos pelas zonas infetadas, tanto dos infetados como dos restantes da mesma espécie, bem como, de todos os vegetais das espécies detetadas infetadas;
  • Proibição de plantação nas zonas infetadas da lista dos vegetais especificados, bem como dos vegetais das espécies detetadas infetadas na zona demarcada;
  • Proibição do movimento para fora da zona demarcada e das zonas infetadas para a zona tampão de qualquer vegetal, destinado a plantação;
  • Proibição de comercialização, na zona demarcada, em feiras e mercados, de qualquer vegetal, destinado a plantação, da lista dos vegetais especificados;
  • Devem ser aplicadas práticas agrícolas para o controlo da população de vetores da praga especificada, em todas as suas fases de desenvolvimento, na zona infetada e na zona tampão. As referidas práticas agrícolas devem ser aplicadas na época mais adequada do ano.

Caso observem sintomas suspeitos da presença desta bactéria deverão contactar imediatamente a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo para o endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Para mais informações consultar da DGAV e da DRAPLVT.