Sintra vai ter sistema integrado de deteção precoce de colunas de fumo

A autarquia de Sintra assinou, esta quarta-feira, um protocolo de colaboração com a Parques de Sintra – Monte da Lua para a implementação do sistema integrado de deteção precoce de colunas de fumo, no âmbito do Sistema da Proteção Civil e da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, mencionou a virtuosa cooperação e ligação que o município tem mantido com a Parques de Sintra – Monte da Lua em prol da defesa de um bem jurídico inestimável. “Hoje damos mais um passo na prevenção que acredito ser a melhor maneira para evitar tragédias. Para nós, é importante ter a consciência tranquila de que tudo fazemos para que nada aconteça no nosso território”, referiu o edil.

O investimento de 220.000,00 € tem a comparticipação de 75 % do valor total pela Parques de Sintra – Monte da Lua, e vai permitir criar um sistema de proteção civil complementar à vigilância da Rede Nacional de Postos de Vigia.

O equipamento para o Sistema de Videovigilância é composto por oito câmara óticas e térmicas que permitem a detenção automática das ocorrências e a respetiva emissão de alarme que permitirão uma melhor contenção e combate precoce de fogos florestais em várias áreas do concelho.

As áreas a ser abrangidas são o perímetro florestal da Serra de Sintra, toda a zona do Parque Natural Sintra-Cascais, a Serra da Carregueira, o Pinhal de Janas e Nazaré, bem como inúmeras áreas da zona rural do concelho.