Sintra Cinema e Festival de Sintra em debate no Conselho de Cultura e Opinião

A Câmara Municipal de Sintra realizou a II reunião conjunta dos Conselhos de Cultura e Opinião da Paisagem Cultural, na passada quinta-feira, no Palácio Nacional de Queluz.

A sessão, que contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, teve como assuntos de destaque a apresentação do programa preliminar do Sintra Cinema e o balanço da 57.ª edição do Festival de Sintra.

O presidente da autarquia iniciou a reunião com informações sobre os eventos culturais do município reforçando que “a cultura em Sintra conta em 2023 com um orçamento de 4 milhões de euros, onde se destacam a produção de eventos, programas de apoio ao associativismo e Orquestra Municipal de Sintra”.

A primeira apresentação incidiu sob o projeto preliminar do Sintra Cinema, um edifício de três pisos, construído na década de 40, que foi recentemente adquirido pela autarquia e que irá ser reabilitado num investimento de 825 mil euros, devolvendo ao concelho um equipamento um novo equipamento de referência cultural.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia “a cultura deve ir ao encontro da população com a criação de novos núcleos de cariz cultural. Sabemos que este edifício diz muito à nossa população, e em especial a quem vive na Portela de Sintra.”

A autarquia tem a decorrer um concurso internacional assente em premissas ambiciosas e com elevado grau de exigência que transforme o Sintra Cinema num espaço eficiente e sustentável cuja requalificação, bem como de toda a área envolvente, lhe devolva as caraterísticas emblemáticas.

Sintra ficará assim dotada de diversos equipamentos culturais entre a Portela de Sintra e a Estefânia como o MU.SA – Museu das Artes de Sintra, o Centro Cultural Olga Cadaval, a Biblioteca Municipal Casa Mantero, a que se juntará o Sintra Cinema realçando esta área geográfica com base em atividades culturais.

Quanto à 57º edição do Festival de Sintra que aconteceu de 15 a 25 de junho, sob direção artística de Martim Sousa Tavares, esta organização da Câmara Municipal de Sintra contou este ano com um programa variado oferecendo concertos, cinema, dança, caminhadas e palestras em 16 locais do concelho, levando a cultura dos palácios para as ruas, para as escolas, para onde as pessoas vivem, atraindo assim novos públicos.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, referiu que este “festival cheio de tradição representa Sintra e o seu património, é um festival de grande tradição e qualidade reconhecido nacional e internacionalmente”. A sua imagem da qualidade “é, hoje, uma qualidade reforçada e inovadora que traz novos públicos e novos formatos com uma riqueza enorme”, reforçou.

Mantendo a sua história, a 58.ª edição do Festival de Sintra, em 2024, irá trazer os habituais espetáculos de excelência com uma variedade de artistas nacionais e internacionais que pretende ir ao encontro dos diversos públicos.