Sintra avança com reabilitação energética de habitação social municipal

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a abertura de concurso público para a reabilitação energética de 23 fogos de habitação social municipal, num investimento superior a 475 mil euros.

Esta empreitada de reabilitação energética, integrada na Estratégia Local de Habitação da autarquia de Sintra, visa garantir condições de acesso a uma habitação condigna.

Basílio Horta, presidente da autarquia, salienta que "com esta intervenção pretendemos colmatar as dificuldades sentidas pela população mais desfavorecida promovendo melhores condições de vida e de habitabilidade aos munícipes".

Os trabalhos de reabilitação energética acontecem em habitações devolutas e consistem na substituição das caixilharias, isolamento térmico das paredes, instalação de equipamentos de produção de AQS (aquecimento das águas quentes sanitárias) que permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento, pinturas e revestimentos.

Recorde-se que no início do presente ano tinha sido já aprovada a reabilitação de 19 fogos de habitação social no valor de cerca de 420 mil euros.

Este projeto/investimento é apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.