Parque Linear da Ribeira das Jardas concluído

A Câmara Municipal de Sintra concluiu os trabalhos de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, que representou um investimento no valor de 1 milhão e 588 mil euros.

A criação deste Parque Linear permitiu criar uma ligação pedonal e ciclável ao longo da Ribeira das Jardas, com 1200 metros lineares de extensão, entre o Parque Urbano Rinchoa-Fitares e o Parque Linear da Cidade de Agualva-Cacém, e cujo percurso se desenvolve entre paisagens urbanas e rurais.

Esta intervenção da Câmara Municipal de Sintra permitiu revitalizar espaços de estadia e recreio, incrementar e organizar a oferta de lugares de estacionamento, recuperar a naturalidade da linha de água da ribeira, plantar cerca de 700 novas árvores e, através da valorização do espaço naturalizado e com especial foco para as margens da linha de água, preservar espécies nativas, criar novos espaços verdes, com introdução de espécies autóctones e ornamentais que promovem a sustentabilidade devido à redução das necessidades de manutenção e de consumo de água para rega.

Os trabalhos desenvolvidos incluíram, ainda, a reabilitação das infraestruturas da rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, rede de distribuição de energia em baixa tensão e a requalificação do sistema de iluminação pública.

A criação do Parque Linear da Ribeira das Jardas teve por objetivo conferir uma maior fruição, favorecer a circulação pedonal e assim melhorar a qualidade de vida da população.

A empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.