Dia do Município assinalado em Sintra esta terça-feira

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia do Município, a 29 de junho, com a já habitual cerimónia do hastear da bandeira e diversas iniciativas pelo concelho.

Este ano, a cerimónia voltou a contar apenas com a presença do executivo camarário, presidentes de junta de freguesia e elementos das forças armadas e de segurança do concelho, atendendo ao atual contexto.

Durante a cerimónia de hastear, o presidente da autarquia, Basílio Horta, proferiu um balanço das medidas implementadas pelo Município nos últimos anos, mencionando que “desde o primeiro dia, a nossa gestão autárquica teve valores políticos e valores de gestão. Entre os valores políticos, o mais relevante é registar que não foi neutra politica nem ideologicamente, tendo sido fortemente comprometida com a liberdade, a democracia, a solidariedade, os direitos sociais e, também, com a inclusão. E foram estes os valores que pautaram as nossas opções desde o primeiro dia do nosso mandato, até hoje”.

No que concerne aos valores de gestão, o autarca citou “a transparência e a seriedade na gestão do dinheiro dos contribuintes”. referindo, também, o “principio da igualdade, e a participação na sociedade”, lembrando as presidências abertas realizadas ao longo do mandato nas 11 freguesias de Sintra e as “reuniões permanentes com os presidentes de junta para um maior conhecimento e proximidade com a distinta realidade do nosso concelho”.

Basílio Horta, lembrou ainda os três princípios de gestão que “desde o primeiro dia somos guiados”, sendo eles o controlo de despesa corrente, o aumento do investimento e a diminuição dos impostos, e os setores prioritários determinados pelo executivo. “Quando se gere é necessário ter prioridades, pois quando se dá prioridade a tudo, acaba por se fazer pouco e, se calhar, de uma maneira frágil”, continuo o edil, destacando a saúde como o “primeiro dos direitos individuais, pois sem saúde, todos os direitos que lhe sucedem são direitos frágeis e de exercício difícil”.

A educação e a cultura são os dois setores que se seguem no leque das prioridades autárquicas, descritas por Basílio Horta como “fontes de cidadania e de aperfeiçoamento democrático”, a par do setor do ambiente, designadamente com a implementação de cada vez mais medidas em “prol da defesa e preservação da nossa Serra e das nossas pessoas, e com a criação de zonas verdes por todo o concelho, como parques urbanos e corredores verdes de grande dimensão”

Após a cerimónia do hastear da bandeira, realizou-se a inauguração do Espaço Museológico criado nas instalações do Regimento de Comandos e a assinatura do auto de consignação para a construção do Centro de Saúde de Belas, onde esteve presente o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes.

No período da manhã, foi ainda prestada homenagem a Estrela Duarte, ex-presidente da Junta da União das Freguesias de Cacém e S. Marcos, com o descerramento de uma placa de agraciamento.

Durante a tarde, o Palácio Nacional de Sintra acolheu a apresentação do livro “Sintria Monumenta Historica - Património Histórico – Artístico”, o mais completo levantamento do Património Histórico-Artístico existente no concelho.

Posteriormente, Basílio Horta inaugurou, juntamente com a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, dois equipamentos de cariz social, o Centro de Atividades Ocupacionais da CERCITOP – Lourel e o Centro de Dia da Associação os Sabuguenses.

As obras de estabilização e consolidação do Vale da Raposa, onde terá lugar o Jardim Romântico, e as obras na Pousada da Juventude de Sintra, foram ainda alvo de visita por parte do autarca.

As celebrações terminaram com o concerto de encerramento do 55.º Festival de Sintra, “Evocação Do Centenário De Amália Rodrigues”, por Katia Guerreiro, acompanhada pela Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II.

Para ouvir o discurso na integra clique AQUI.