Câmara de Sintra reforça defesa da Serra de Sintra contra incêndios

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um protocolo de colaboração com as Associações de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, Colares, São Pedro de Sintra e Sintra, para a criação de um dispositivo operacional que assegure uma melhor prevenção aos fogos rurais na Serra de Sintra, no valor de 24 mil euros.

Este protocolo, aprovado em reunião de executivo, visa a criação e manutenção em operacionalidade de um sistema de pré posicionamento de meios e primeira intervenção em fogos rurais na Serra de Sintra e ainda à regulamentação do seu funcionamento, até novembro de 2023.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “estamos a fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance para proteger a Serra dos incêndios florestais e salvaguardar o património histórico e natural que ali encontramos”.

O apoio financeiro da autarquia, prestado com a celebração deste protocolo, destina-se exclusivamente a suportar despesas com viaturas que integrem o sistema, desgaste das mesmas, combustível e gastos relacionados com as equipas destacadas no terreno.

A criação deste sistema operacional de vigilância e primeira intervenção na Serra de Sintra será articulada com as Unidades do Exército Português que efetuam a vigilância e patrulhamento, com as Forças de Segurança e a Equipa de Sapadores Florestais existente.

Com a celebração deste protocolo a Câmara Municipal de Sintra pretende detetar e combater incêndios precocemente, sendo a vigilância da Serra de Sintra mantida durante toda a época estival.