Autarquia de Sintra investe na requalificação de equipamentos desportivos

A Câmara Municipal de Sintra tem em curso as empreitadas de requalificação do Pavilhão Municipal da Abelheira e de transição energética do Complexo Municipal de Monte Abraão, num investimento de 596 mil euros.

A empreitada de requalificação do Pavilhão Municipal da Abelheira, na freguesia de Agualva e Mira Sintra, no valor de 402 mil euros, vem inverter a trajetória de degradação em que este pavilhão se encontrava, garantindo as condições de estanquidade da cobertura com a substituição da mesma, a conservação das fachadas e a reformulação dos espaços interiores.

A intervenção contempla a ampliação do pavilhão, a substituição da totalidade da cobertura e consequente drenagem pluvial, a reformulação das instalações sanitárias e dos três balneários, a criação de novos espaços, a reabilitação da zona do polidesportivo, com criação de bancadas, bem como do espaço exterior, garantindo a acessibilidade a pessoas de mobilidade reduzida.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, de visita ao local esta quinta-feira, “este investimento vai ao encontro das nossas prioridades. Queremos que a prática desportiva seja um veículo o bem estar e para o desenvolvimento do concelho”.

Já a empreitada de transição energética do Complexo Desportivo Municipal de Monte Abraão, no valor de 194 mil euros, contempla a instalação de caldeira de biomassa e respetiva infraestrutura, para aquecimento da água da piscina, promovendo a transição energética dos combustíveis fosseis (gás natural) para uma energia de carbono nulo, indo ao encontro da ideia de uma economia circular e da valorização dos resíduos endógenos.

A intervenção tem por objetivo reduzir as emissões de carbono e promover a independência energética, contribuindo assim para a diminuição da pegada ecológica do município.