Autarquia de Sintra avança com requalificação da centralidade de Covas em Rio de Mouro

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adjudicação da requalificação da centralidade de Covas, na freguesia de Rio de Mouro, num investimento de cerca de 900 mil euros.

A empreitada insere-se na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho, e tem como objetivos a revitalização da identidade de Covas com base no reforço das características singulares de uma pequena aldeia saloia e o incremento do conforto e segurança da população no usufruto do espaço público.

A área de intervenção desta empreitada tem cerca de 5.500 m2 e abrange o arruamento principal, a Rua das Flores e os restantes arruamentos da localidade, nomeadamente a Rua das Alcachofras, a Rua dos Girassóis, a Rua Flor de Liz, Rua dos Lírios, Rua das Papoilas, Rua das Campainhas, Rua dos Malmequeres e Rua Retiro Pacatos.

A requalificação do espaço público em Covas irá privilegiar a circulação pedonal e outros modos de circulação suave, criando condições para que a rua e os largos voltem a ser pontos de agregação e sociabilização da comunidade.

Neste sentido, as principais linhas estratégicas desta intervenção são:
• Circulação pedonal acessível a todos, facilitando a circulação de população sénior e/ou com mobilidade condicionada;

• Reformular a circulação automóvel no centro de Covas;

• Requalificação dos acessos a propriedades privadas;

• Restauro de muros de suporte em espaços públicos;

• Preservação e restauro dos blocos de pedra natural que pontuam o espaço público em azinhagas e nos remates com os muros das propriedades privadas;

• Dotar os espaços de soluções para estadia com a implementação de novos equipamentos ou requalificação de infraestruturas preexistentes.

Simultaneamente, os SMAS de Sintra irão proceder à reabilitação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, e à construção e remodelação de sumidouros (águas pluviais).

A requalificação da centralidade de Covas é uma empreitada realizada entre a Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra e representa, para a autarquia, um investimento de cerca de 470 mil euros.

Este projeto junta-se aos investimentos já realizados pelo Município de Sintra na ARU de Rio de Mouro Velho, nomeadamente, a realização do circuito ciclável e pedonal de Rio de Mouro ao Cacém, a recuperação de ligação a Rio de Mouro velho e a Requalificação da Centralidade de Paiões, num investimento de mais de 2 milhões de euros.