Autarquia atribui bolsas Sintra Inclui e Sintra Integra a 30 jovens

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a atribuição de uma bolsa pecuniária a 20 beneficiários do projeto Sintra Inclui e 10 beneficiários do projeto Sintra Integra, no valor total de 27 mil euros.

A comparticipação pretende fazer face às despesas de deslocação e alimentação dos 30 jovens que integram estes projetos e que vão iniciar uma ação de formação em contexto real de trabalho em empresas/entidades aderentes aos programas Sintra Inclui e Sintra Integra. 

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “estes projetos são exemplo de boa prática na Europa e têm, acima de tudo, uma importância enorme na transformação de Sintra num concelho cada vez mais inclusivo e na criação de condições favoráveis para a integração no mercado de trabalho e na sociedade dos nossos jovens”.

O tempo de permanência, em regime de voluntariado, pretende proporcionar as melhores condições para a realização das aprendizagens de carácter socioprofissional e de autonomia pessoal, através da realização de tarefas adequadas ao seu perfil e úteis para a empresas ou entidades.

Criado em 2014, o Sintra Inclui resulta da preocupação da autarquia em dar resposta e apoiar pessoas com necessidades especiais, em parceria com a Associação Pais em Rede.

O programa é dirigido a jovens com incapacidades intelectuais em situação de término da escolaridade obrigatória, ou que já terminaram e se encontram desocupados. O projeto visa facilitar a integração socioprofissional dos jovens com deficiência ou incapacidade, construindo uma rede comunitária de apoio capaz de criar respostas no sentido da promoção da sua autonomia, realização pessoal e autodeterminação.

O Sintra Integra, criado pela autarquia, pretende ir ao encontro da individualidade dos cidadãos, criando respostas não institucionalizadas que promovam a inclusão e autonomia, potenciando uma cidadania ativa, participação social e integração profissional.

 

 

 

Image