LEMBRO-ME DE QUASE TUDO
MARCO PESTANA
15 de setembro a 15 de outubro de 2023 I MU.SA – Espaço Lab Arte – piso 0

A viver na cidade muito do trabalho fotográfico de Marco Pestana passa por um constante viajar e retornar ao lugar natural, à montanha, ao rio, à floresta. No constante desassossego entre criar e absorver o que lhe rodeia, surge o premir do botão próprio da fotografia.
Para esta exposição Marco Pestana traz-nos o corpo de trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos 4 anos. Antes, entre e depois das visitas aos lugares são criadas lembranças através das fotografias que sobrevivem ao ímpeto de apenas absorver e caminhar.
O artista recria e reapresenta formatos diferentes da fotografia meramente impressa (sobre papel, sobre tela, sobre objetos). Apresenta assim a imagem gasta, própria de quem se lembra com a exatidão o que a memória permite.

n.Ilha da Madeira

Formação

Licenciatura em Escultura pela FBAUL- Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Mestrado em Arte e Multimédia na FBAUL - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Exposição Individual

2020 - O Tempo Desvela o Lugar, MU.SA – Museu das Artes de Sintra, CM Sintra

Exposições Coletivas

2023 - Ameando (com Ivo Relveiro). Associação Goela, Lisboa

2021 - Onde me torno silêncio. Lx Lapa, Lisboa.

-  Pela Paisagem Dividida, Retalhada, Galeria dos Prazeres, Calheta - Madeira.

2020 -  Por nomear, Casa Musgal. Sintra.

-  Traça, Útero. Lisboa.

2019 -  Dois Lugares, Um. Espaço Pontes. Fundão.

2018 -  Marco + André. Galeria AE FBAUL, Lisboa.

-  Lugares e Caminhos. Proença-a-Nova, Castelo Branco.

-  Singular Pace - Zet Gallery, Braga.

Prémios

2021- Prémio Revelação D. Fernando II, com a obra “Col de Madaméte” - XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II. CM Sintra.

2018 -  Bolsa e Residência. Associação Luzlinar, Feital, Trancoso.

2018 -  Selecionado para exposição coletiva na Zet Gallery, Braga.

2018 - Menção honrosa em Escultura, com a obra “Necessidade” - XIV Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra - D. Fernando II, CM Sintra

Residências artísticas

2017 -  7ª edição - RÉSVÉS. Branca, Aveiro

2017 - “Residência de Escultura”. Aldeia Ruiva, Proença-a-Nova.

2018 -  Investigação e criação artística: “Invasões” - Aldeia Ruiva, Proença-a-Nova.

2018-2020 -  Investigação e criação artística - Associação Luzlinar. Fundão, Castelo Branco