Atribuídos Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II e de Fotografia de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra atribuiu os Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II e de Fotografia de Sintra, realizados no ano de 2019.

A XV edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II distinguiu João Francisco Feliciano com o prémio de pintura, pela obra “Sem Título-no mar (para Aylan)”, João Miguel Marante de Oliveira, com o prémio de escultura pela obra “Memórias”, e Maria Luísa Capela Rodrigues Carvalho com o prémio revelação, pela obra “Eu sou paisagem em um, em dois, em três”.

Foram ainda atribuídas menções honrosas em pintura a Joana Rodrigo de Viterbo Pitta, pela obra “Nome genérico de todas as faixas de terreno”, a Luís Ferreira da Silva, pela obra “Ofensa” e a Nicoleta Sandulescu pela obra “Space”, e em escultura a Joana Siquenique Amaro, pela obra “Wavy Green”.

A atribuição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II, que a Câmara Municipal de Sintra tem vindo a promover, tem como objetivo a difusão e o apoio à atividade plástica, bem como a divulgação da identidade cultural e artística.

Os critérios de seleção das obras basearam-se na execução de domínio técnico e expressivo, na inserção das obras de arte em contexto de contemporaneidade, bem como na inovação formal e experimentalismo na utilização de materiais.

A V edição dos Prémios de Fotografia de Sintra distinguiu em 1.º lugar a obra fotográfica “Monólito Antropocénico”, de Manuela Isabel Casado Pacheco, Ricardo Miguel de Sousa Nunes em 2.º lugar, por “Destroyed instant film (Blush Pink)” e Stefano Sabino Martini em 3.º lugar, com a fotografia “Sem título”.

Foram ainda distinguidos com Menções Honrosas: Raquel Filipa Ferreira Cândido pela obra “Sem Título”, Carolina Matias Lino por “As orquídeas voltaram a ter frio” e Maria Isabel Rodrigues Correia por “Sem Titulo”.

Esta edição contou com a participação de 39 autores e apresentação de 71 obras fotográficas.

O prémio de Fotografia de Sintra pretende reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único como documento cultural e social.

Edital 60-2019 Prémio de Pintura e Escultura de Sintra - D. Fernando II

Edital 61-2019 Prémio de Fotografia de Sintra