Projeto i4efficiency encerra com balanço positivo

Sintra recebeu a cerimónia de encerramento do Projeto “i4efficiency - Identificador Inteligente de Integração e Eficiência Logística”, do qual a Câmara Municipal de Sintra é parceira.

A realização deste projeto centrou-se em duas áreas do concelho de Sintra, consideradas como laboratórios vivos, localizadas na União de Freguesias de Sintra e na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

O objetivo central visou desenvolver um sistema inovador, com vista ao desenvolvimento de atividades de incremento de eficácia e eficiência da atividade logística, nomeadamente, nas atividades de distribuição postal, assistência técnica e manutenção de contadores, bem como na gestão de resíduos urbanos, em que resulta uma otimização no número de veículos e recursos necessários nessas operações, com consequente redução de emissões de CO².

Nestes locais foram colocados 4.000 identificadores que, desde o início do projeto em 2021 e até à sua conclusão, fizeram o mapeamento e caracterização da informação recolhida, incluindo o tratamento dos dados.

Espera-se que este identificador contribua para tornar mais eficiente tanto a atividade logística, como a gestão de resíduos. No que diz respeito à logística, ao funcionar como um centro de informação, este código pode possibilitar a entrega de encomendas no momento mais conveniente para o utilizador final ou facilitar uma concentração e otimização das operações logísticas, resultando em menos quilómetros percorridos pelos distribuidores nas entregas ou na realização de mais entregas com a mesma distância percorrida.

O projeto assentou em 3 elementos integrados:

• uma solução digital que permite preparar e gerir de uma forma otimizada todos os processos de logística urbana;
  • desenvolvimento de um Identificador Único de Endereço (IUE), um código que identifica inequivocamente um endereço físico, promovendo o incremento de eficácia e eficiência da atividade logística, ao qual podem ser atribuídas várias categorias e descritores;
  • implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios-vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE.

Ao mesmo tempo, esta iniciativa criou uma maior flexibilidade e comodidade para as populações na forma como são providas, promovendo o aumento das taxas de reciclagem de resíduos.

Nas duas zonas escolhidas, foram postos em prática dois laboratórios vivos para analisar a eficácia do identificador. Um dos locais foi a zona envolvente ao Mercado da Estefânia, na União de Freguesias de Sintra, havendo o interesse de avaliar a questão turística associada ao centro histórico. Aqui, a frota usada para a distribuição postal é elétrica e foi criado o Centro Logístico de Proximidade no Mercado da Estefânia.

O outro laboratório-vivo foi instalado na zona envolvente ao Mercado de Massamá, na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, havendo o interesse de analisar a relação com a elevada densidade populacional do local.

Quanto à gestão de resíduos, o laboratório em Massamá teve um projeto na sua feira. Já na União de Freguesias de Sintra, foram distribuídos 22 contentores inteligentes. Assim, quem deposite o lixo nos sacos para biorresíduos e indiferenciados será permitido o rastreio à sua atividade de produção de resíduos.

A concretização deste projeto demonstrou diversos benefícios proporcionados pela integração de tecnologia e soluções inovadoras, que abrangem áreas como a redução de emissões de CO², o aumento da eficiência económica das empresas locais e a melhoria da comodidade para os utilizadores dos serviços.

A divulgação e o contato direto com a população foram fundamentais para aumentar a adesão às novas propostas e tecnologias, enquanto os utilizadores foram incentivados pela receção de informações personalizadas sobre o impacto ambiental positivo das suas ações.

O projeto piloto, financiado pelo programa Ambiente, ao abrigo dos EEA Grants, teve como promotor a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, numa parceria com a Câmara Municipal de Sintra, o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, a Delta Post (logística), a Marlo (tecnológica) e a VTMAR (comunicação).

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos