Câmara de Sintra integra 138 desempregados inscritos no Centro de Emprego

iefp

A Câmara Municipal de Sintra garantiu até ao momento a integração de 138 pessoas nos serviços do município, ao abrigo de programas de apoio para desempregados inscritos nos centros de emprego.

Desta forma, ao integrar desempregados em projetos do município, a autarquia de Sintra pretende criar condições para que muitas das pessoas atingidas pelo desemprego possam melhorar as suas competências socioprofissionais, evitando o risco do seu isolamento, desmotivação e marginalização.

O objetivo é que os desempregados adquiram competências a aptidões profissionais que reforcem o potencial de empregabilidade futura no mercado de trabalho.

A concretização desta iniciativa envolve um encargo anual para o município de Sintra na ordem dos 278 mil euros relativos a bolsas-mensais, ao pagamento de subsídio de alimentação e despesas de transporte (bolsa mensal no valor de 83,84 euros que acresce ao subsídio de desemprego e 4,27 euros de subsidio diários de alimentação).

Destes 138 beneficiários, 119 foram integrados através do projeto "Apoio à ação educativa", para o desempenho de funções de segurança, manutenção e limpeza dos estabelecimentos de ensino da rede pública de Sintra.

Seis foram integrados no Gabinete Médico-Veterinário do município através do projeto "Apoio à promoção do bem-estar animal" e uma pessoa foi integrada no projeto "Apoio ao Parque Habitacional de Sintra", para desempenho de atividades inerentes à atualização dos dados do parque habitacional.

O projeto "Conservação e restauro de obras de arte ou fósseis" integrou três desempregados na Divisão de Cultura do município, enquanto sete foram integrados na área de animação cultural no âmbito do projeto "Conceção e realização de atividades educativas".

Uma pessoa foi integrada na Divisão de Assuntos Administrativos, na secção de cemitérios, através do projeto Atividades com relevância no âmbito do património cultural, e outra foi inserida na Divisão de Cultura através do projecto "Promoção de actividades de natureza cultural e artística".

Cerca de 120 dos beneficiários destes apoios governamentais estarão a desempenhar funções nos serviços do município até 30 de junho e os restantes terminam no final de setembro.