Autarquia investe na requalificação da zona envolvente do Centro Carlos Paredes

A zona envolvente do Centro Carlos Paredes, em São Marcos, vai ser alvo de requalificação com a construção de circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas, numa área de intervenção total de 3.600 metros quadros e investimento de 280 mil euros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “esta reabilitação é muito importante, vai criar uma nova centralidade na freguesia e é mais um investimento para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”.

“É para isto que o dinheiro dos contribuintes serve, para devolver qualidade de vida aos munícipes, é nosso dever oferecer qualidade de vida, Sintra é um concelho onde vale a pena viver”, afirmou Basílio Horta.

A reabilitação visa ainda a construção de novos percursos pedonais e reforço das ligações transversais, colocação de equipamento e mobiliário urbano e espaço para a colocação das 15 esculturas “Bichos” (peças escultóricas de grandes dimensões, cuja temática são os animais vistos pelos olhos das crianças, que se encontram em depósito camarário. Estas esculturas vão ser recuperadas e colocadas neste local, complementando as atividades direcionadas às crianças).

A construção dos equipamentos no interior do perímetro da Reserva Arqueológica de São Marcos, data de 2003, e a sua implantação foi condicionada devido à localização dos vestígios arqueológicos classificados. A degradação generalizada dos materiais, a carência na oferta de atividades ao ar livre que promovessem uma maior dinamização do espaço, são alguns dos fundamentos desta requalificação.