Image

Avançam obras para criação de horta solidária de Rio de Mouro

A Câmara Municipal de Sintra tem em curso a empreitada de execução da horta solidária de Rio de Mouro, que será implementada na área limítrofe com a Rua Escoteiros de Portugal/Avenida Infante D. Henrique, na localidade das Mercês, freguesia de Rio de Mouro.

Depois da execução das vedações, desmatações e limpeza do terreno teve lugar a recente conclusão da rede de rega e está neste momento em curso a montagem dos troncos de madeira que fazem a delimitação dos caminhos a criar.

Inserida na ARU (Área de Reabilitação Urbana) de Rio de Mouro, a parcela de terreno tem uma área aproximada de 11.7000 m², dos quais cerca de 5000 m2 serão destinados a área de cultura e 1400 m2 a caminhos. Na área destinada a hortas pretende-se criar cerca de 100 talhões, variando entre os 55 e os 38 m2 por talhão. Estes talhões dividem-se em sete unidades de partilha de recursos, cada uma equipada com um abrigo para armazenagem de ferramentas e rede de distribuição de água.

A horta solidária de Rio de Mouro visa proporcionar recursos de produção hortícola que permitam complementar os meios de subsistência da população local.