A Câmara Municipal de Sintra aprovou o reforço das medidas de Ação Social Escolar (ASE) para o ano letivo 2026/2027, permitindo a igualdade de oportunidades no acesso à educação.
As medidas previstas contemplam apoios sociais ajustados à situação económica dos agregados familiares, contribuindo para reduzir desigualdades e assegurar melhores condições para o percurso escolar dos alunos.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida, destaca que o executivo continuará “a dar especial atenção à educação de qualidade para todos”, sublinhando que “é no contexto escolar que se formam os adultos do futuro, que terão um papel fundamental numa sociedade de valores, transformadora e mais tolerante”.
A ASE assume-se como um instrumento de combate à exclusão social e ao abandono escolar, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso à educação. Entre os apoios previstos encontram-se comparticipações para alimentação, aquisição de material escolar, visitas de estudo e, em determinadas situações, transporte escolar.
Este apoio contempla dois escalões, A e B, definidos em função dos escalões de abono de família, permitindo adequar os apoios às condições económicas de cada agregado familiar.
Com estas medidas, a Câmara de Sintra reforça o seu compromisso com o futuro dos mais jovens e com o bem-estar das famílias Sintrenses.
