As freguesias do concelho de Sintra assinalam Festas do Município com um conjunto de iniciativas que incluem arraiais, música ao vivo, convívios, gastronomia e desfiles de marchas populares.
Na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, o Parque Salgueiro Maia recebe o tradicional Arraial e Marchas Populares entre 18 e 21 de junho. A programação inclui música, restauração, artesanato e atividades para todas as idades, destacando-se no dia 20 o desfile das Marchas Populares, um dos momentos altos das festividades.
Em Belas, os Bombeiros Voluntários promovem o seu habitual arraial dos Santos Populares, nos dias 20, 27 e 29 de junho, com atuações de grupos musicais que animam a população. Também o Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Belas dinamiza as Festas dos Santos Populares nos dias 26 e 27 de junho, oferecendo momentos de convívio com comida tradicional, música e bebidas. No dia 20 de junho, a Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, promove a sua tradicional Festa da Sardinha, a partir das 14h30.
As tradicionais Festas de São Pedro e da Vila de Pêro Pinheiro, decorrem entre 26 e 30 de junho, com uma programação que celebra a cultura popular, a música e o espírito comunitário.
São João das Lampas celebra as Festas do Município com um conjunto de iniciativas que reforçam o espírito popular e comunitário da região. Entre os dias 19, 20 e 21 de junho, realiza‑se o tradicional Arraial dos Santos Populares no Largo de Fontanelas. Em simultâneo, decorre a Festa em honra de São João Baptista das Lampas, com arraial no Largo do Coreto. No dia 21 de junho, as Marchas Populares de Odrinhas animam o Largo da Sociedade de Odrinhas.
De 19 a 29 de junho, o Largo D. Fernando II, em Sintra, volta a receber um dos momentos mais aguardados do ano, com muita música, tradição, animação, gastronomia e convívio para todas as idades. As Festas de São Pedro juntam nomes de destaque como Tanya, Flamencas Ali & Dança, o espetáculo Tributo Queen – One Vision, Micaela, e Sónia Costa “Quim Costa”, garantindo dez dias de música e tradição.
A localidade de Cabriz vive as suas festividades até 5 de julho, com um programa que une tradição, música e convívio, reunindo a comunidade em torno das celebrações dos Santos Populares e das Festas Anuais.
Na União das Freguesias do Cacém e São Marcos, as Festas Anuais da Paróquia do Cacém decorrem até 27 de junho, com momentos de devoção, convívio e animação. A Associação Cultural e Desportiva de São Marcos promove as Festas de Verão a 27 e 28 de junho, com música e atividades ao ar livre. Já os Santos Populares do Clube Unidos do Cacém acontecem a 20 de junho e 4 de julho, com sardinhada, desporto e jogos tradicionais.
Em Agualva e Mira Sintra, a programação inclui atividades dirigidas a diferentes públicos, promovendo o bem‑estar, a participação comunitária e a valorização das tradições. No dia 27 de junho, a Caminhada ao Santuário da Peninha convida a comunidade a uma manhã de exercício e contacto com a natureza no Parque Natural Sintra‑Cascais. Na tarde do mesmo dia, a Festa de Encerramento do Ano Letivo da Universidade Sénior celebra mais um ano de aprendizagem e participação ativa.
As iniciativas reforçam a tradição festiva no concelho de Sintra, promovendo o convívio, a participação da comunidade e a celebração viva das suas tradições locais.










