Feira da Saúde e Bem-Estar realiza-se em Sintra

A III Feira da Saúde e Bem Estar vai decorrer em Sintra nos dias 15 e 16 de junho, entre as 10h00 e as 19h00, para divulgação de respostas no plano da saúde e bem-estar promovidas por entidades que laboram nesta área e que estão ao alcance da comunidade local.

A realização desta feira tem como objetivo facultar às populações o acesso gratuito a rastreios e dar-lhes a conhecer a importância da vigilância do estado de saúde de cada um de nós. Pretende também divulgar as diversas respostas de promoção e tratamento na área saúde, públicas e privadas, bem como contribuir para o aumento da literacia das pessoas em matéria de comportamentos e atitudes promotoras de bem-estar físico, emocional e social como, por exemplo, a prática de atividades físicas e lúdicas.

Este evento vai decorrer em Sintra – na Estefânia, Largo Afonso de Albuquerque, Avenida Heliodoro Salgado e na Biblioteca Municipal/Casa Mantero – e conta com o envolvimento da comunidade local e com diversos parceiros da área da saúde e da promoção do bem-estar, entre os quais o setor público da saúde (Agrupamento de Centros de Saúde e Hospital Amadora Sintra), associações locais e nacionais, clínicas, ginásios e farmácias.

A feira tem para oferecer uma diversidade de iniciativas e serviços de saúde e bem-estar, designadamente:

- No Largo Afonso Albuquerque, lj. 34 e na Biblioteca Municipal de Sintra - Casa Mantero, pode participar a rastreios diversos –  cardiovasculares, auditivos, arritmias, avaliação da acuidade visual, cancro da mama, treino de competências para o auto-cuidado na área da diabetes, aconselhamento nutricional, rastreio função cognitiva na vertente demências, rastreio osteoporose, saúde oral, entre outros – bem como a Palestras, “Conversas com Saúde”, “showcookings”, massagens, acupuntura e atividades físicas.

- Na Av. Heliodoro Salgado, pode visitar a mostra e venda de artesanato, e assistir e participar à animação de rua, às atividades físicas e à happy meetings (adoção de animais).

- Na Biblioteca Municipal de Sintra - Casa Mantero pode assistir a várias conferências, veja AQUI a programação.

Haverá ainda a possibilidade de participação no "Dia Aberto", no qual os visitantes da Feira da Saúde, nos dias e horário do evento, poderão visitar as clínicas de saúde existentes na zona da Estefânia e Portela de Sintra e usufruírem de uma avaliação gratuita do seu estado de saúde.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Sintra, Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário de Sintra e pela Junta da União das Freguesias de Sintra.

Veja aqui o cartaz e o folheto da Feira da Saúde e Bem Estar.