COVID-19 | Equipas multidisciplinares visitaram mais de 1200 famílias

As equipas multidisciplinares formadas pela Câmara Municipal de Sintra continuam o seu trabalho junto da comunidade e, até ao momento, já contactaram mais de 1200 famílias afetadas pelo surto de COVID-19.

Estas equipas apoiam casos ativos de COVID-19 no concelho e, até ao final do mês de agosto, foram realizadas mais de 1200 visitas a agregados familiares, que se traduz num apoio direto a mais de 3200 pessoas. Das visitas efetuadas pelas equipas multidisciplinares resulta ainda a verificação da necessidade de cuidados básicos de saúde e sociais dos quais resultam pedidos de alimentação, medicação e habitação alternativa para um cumprimento efetivo do confinamento obrigatório de casos ativos e pedidos de apoio económico. Em todas as visitas são entregues: termómetros, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante para que o cidadão, ainda que em confinamento obrigatório, reduza todos os riscos de transmissão para com os técnicos ou junto do seu agregado familiar.

As visitas são asseguradas pelas 6 equipas multidisciplinares, formadas pela autarquia em julho de 2020, constituídas por: enfermeiros do ACES de Sintra, técnicos de ação social, Proteção Civil e Polícia Municipal de Sintra e um elemento da junta de freguesia da área de residência. Há ainda, na retaguarda, uma equipa - composta por técnicos da Segurança Social e da Câmara Municipal de Sintra - que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para intervenção imediata.

A autarquia de Sintra continua a acompanhar a evolução da propagação da COVID-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.