COVID-19 | Equipas de Sintra já apoiaram mais de 4700 pessoas

Mais de 4700 pessoas foram contactadas pelas equipas multidisciplinares, formadas pela Câmara Municipal de Sintra, que se dedicam inteiramente ao apoio a casos ativos de COVID-19 no concelho.

A formação de 6 equipas multidisciplinares permitiu que, desde o início de julho, tenham sido realizadas cerca de 1850 visitas a agregados familiares, o que representa a um apoio direto a mais de 4700 pessoas .

No decorrer destas visitas, e neste trabalho de proximidade, é ainda acautelada a verificação de necessidades na prestação de cuidados básicos de saúde e/ou socias, tendo resultado em diversos pedidos de produtos alimentares, medicamentos, habitação, assim como pedidos de apoio económico, resultado do confinamento obrigatório de casos ativos.

Desde julho, as visitas destas equipas aos agregados familiares afetados pelo surto de COVID-19 permitiu gerar mais de 250 pedidos de apoio alimentar; mais de 30 pedidos de apoio para obtenção de medicamentos; gerar: 155 pedidos de apoio alimentar, 15 pedidos de apoio para à aquisição de medicamentos, mais de 90 pedidos de apoio económico e ainda 23 pedidos de habitação de emergência alternativa que permita o eficaz cumprimento do confinamento obrigatório.

Por forma a reduzir os riscos de transmissão quer para com os técnicos, quer para com os elementos do agregado familiar, em todas as visitas são entregues: termómetros, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante.

Recorda-se que as visitas são asseguradas pelas equipas multidisciplinares constituídas por: enfermeiros do ACES de Sintra, técnicos de ação social, Proteção Civil e Polícia Municipal de Sintra e um elemento da junta de freguesia da área de residência. Há ainda, na retaguarda, uma equipa - composta por técnicos da Segurança Social e da Câmara Municipal de Sintra - que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para intervenção imediata.

A autarquia de Sintra continua a acompanhar a evolução da propagação da COVID-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.