COVID 19 | Câmara de Sintra mantém apoio a corporações de bombeiros

A Câmara Municipal de Sintra mantém o apoio às Corporações de Bombeiros do concelho, com o fornecimento de material de proteção individual e serviços de lavagem e desinfeção de viaturas, num investimento superior a 560 mil euros. Estas medidas inserem-se na estratégia adotada pela autarquia para reduzir o risco de contágio e combater a propagação do Covid19.

No que respeita à disponibilização de material de proteção individual, a autarquia de Sintra já doou às corporações de bombeiros mais de 14 000 batas, 35 600 cobre pés e 5 000 cobre botas, 6 800 fatos completos, 163 000 luvas, 8 800 máscaras FFP2, 1 210 viseiras, 3 900 óculos com proteção lateral, 18 655 toucas e 114 550 máscaras cirúrgicas.

Para complementar e reforçar as medidas de proteção individual que vêm sendo implementadas no concelho de Sintra, a Câmara Municipal fez chegar também às Corporações de Bombeiros mais de 180 litros de álcool gel e mais de 25 rolos de papel de filme (para isolar).

Até ao momento, foram desinfetadas mais de 1.000 viaturas de socorro e emergência do concelho de Sintra (viaturas de socorro e de transporte individual).

Recorde-se que, em junho, a autarquia concedeu um apoio extraordinário de 225 mil euros às nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, para fazer face às despesas associadas ao combate da pandemia e à diminuição acentuada no transporte de doentes não urgentes o que, por conseguinte, leva uma quebra na faturação destas Associações.

Estes apoios decorrem da implementação do Plano Contingência para a COVID-19, com o objetivo de acompanhar a evolução da propagação do Covid-19, antecipando e atuando com medidas preventivas garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.