Banco de Recursos de Apoio às Famílias

O Banco de Recursos de Apoio às Famílias do Município de Sintra é um serviço da Câmara Municipal de Sintra, gerido pelo Departamento de Solidariedade e Inovação Social.

Objetivos

> Promover e contribuir para uma melhoria das condições de vida de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, através da atribuição totalmente gratuita de bens de diversa ordem;

> Promover a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício e procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos;

> Potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas e de todos os cidadãos na recolha dos bens;

> Contribuir para o incremento do espírito de solidariedade e responsabilidade social;

A quem se destina?

A todos os indivíduos isolados ou inseridos em agregado familiar em situação económico-social precária ou de carência, residentes na área do Município de Sintra.

Como fazer a candidatura?

Através do preenchimento de formulário adequado.

> Gabinete de Apoio ao Munícipe e suas Delegações

> Atendimento especializado existente no Departamento de Solidariedade e Inovação Social (sito na Rua Dr. Álvaro de Vasconcelos, n.º 2 - 1º andar - Portela de Sintra - 2710–420 Sintra).

Que bens pode encontrar no Banco?

> Todos os bens ou produtos oferecidos por particulares, empresas ou comerciantes, designadamente:

> Têxteis;
> Vestuário;
> Acessórios;
> Calçado;
> Eletrodomésticos (à exceção de fogões  a gás e esquentadores);
> Brinquedos;
> Material didático, incluindo materiais escolares (excepto manuais escolares);
> Mobiliário;
> Louça e apetrechos de cozinha;
> Outros bens considerados relevantes, tendo em conta a capacidade de armazenamento existente;

> Só são aceites bens que se encontrem em boas condições de higiene e/ou utilização, com a finalidade de serem reutilizados sem que seja necessária qualquer intervenção.

> Todos os artigos para a casa devem estar em bom ou razoável estado de utilização, lavados/limpos e sem estarem partidos.

> Todos os têxteis e vestuário devem, por razões higieno-sanitárias, estar limpos e/ou lavados, consoante o caso, no momento da entrega.

> Os eletrodomésticos devem estar a funcionar e em condições de segurança.

Morada e Contactos

Banco de Recursos de Apoio
às Famílias do Município de Sintra

Largo Padre Américo, nº. 10 - Cave