Sintra requalifica Jardim de São João

O Jardim de São João, na Freguesia de Algueirão - Mem Martins, será requalificado pela Câmara Municipal de Sintra com o objetivo de valorizar o espaço público e promover a socialização e convívio ao ar livre.

O espaço a ser alvo de requalificação, existente nas traseiras da Rua de S. João, Rua do Juncal e da Estrada do Algueirão, tem uma área aproximada de 1200 m2 e representa para a autarquia um investimento no valor de 160 mil euros.

A intervenção assenta primordialmente, na importância da sustentabilidade ambiental e sociabilidade intergeracional, perspetivando uma imagem integrada na paisagem envolvente, traduzida nos materiais vegetais a utilizar, nos equipamentos recreativos, no mobiliário urbano e nos pavimentos coloridos.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinha que este “é um investimento que traz qualidade de vida às pessoas, num lugar onde há betão a mais e zonas verdes a menos. Temos melhorado e trilhado um caminho em prol desse objetivo, a qualidade de vida é essencial e desdobra-se em várias áreas, seja na saúde, na requalificação de espaços verdes, na educação, cultura ou solidariedade”.

“A reabilitação deste espaço é a concretização de uma política de proximidade que se quer em todo o território, para que Sintra seja ainda mais um concelho onde vale a pena viver”, frisou o autarca, durante a assinatura do auto de consignação que marca o início da empreitada.

Assim, será criada uma área de recreio infantil e uma área de atividades dinâmicas, com equipamento multifuncional infantil e equipamento de fitness, espaços de estadia e convívio associados à área de jardim e percurso do jardim, bem como zonas de circulação pedonal que interligam as plataformas do jardim.

Serão igualmente criadas zonas verdes e plantadas árvores de alinhamento e de enquadramento e irá proceder-se à criação de zonas pavimentadas permeáveis e impermeáveis, consoante a função a desempenhar, bem como à recuperação do pavimento existente em calçada. Será também instalado mobiliário urbano em todo espaço.

Espaço a intervencionar: