Sintra recebeu conferência "Connecting Stone Knowledge"

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu a conferência "Connecting Stone Knowledge" que integrou o programa de lançamento para o projeto StoneCITI – Centro de Inteligência, Tecnologia e Inovação da Pedra Natural na última sexta-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, esteve presente nesta iniciativa e realçou o novo caminho que se inicia para a indústria da pedra natural, realçando que “começa hoje um novo caminho. Não vamos esperar facilidades, mas estamos preparados, temos a vontade, a estratégia e, creio que, temos os meios para ultrapassar as dificuldades que vão surgir. Este dia marca a revitalização não só do terreno, mas também da empresa e do próprio setor”.

A Conferência contou com oradores nacionais e internacionais e os participantes tiveram a oportunidade de assistir a colóquios sobre os desafios e novas conceções sobre a indústria da Pedra Natural, tais como: “Advancing natural stone vs. alternatives”; “Desafios para aumentar a eficiência e a sustentabilidade – processos colaborativos na área económica e ambiental”; “Technology Centres driving local communities and international collaboration forward – An Irish example”; “2004-2020 | 16 anos de inovação e crescimento do setor das Rochas Ornamentais em Portugal”; “Understanding the Technical Hurdles for International Stone in the US Market”; “Automation: Past & Future” e “A marca StoneCITI”.

O projeto StoneCITI - Centro de Inteligência, Tecnologia e Inovação da Pedra Natural foi apresentado na última sexta-feira, aquando da assinatura do protocolo de cedência do imóvel por parte da autarquia de Sintra e da Associação para a Inovação e Tecnologia da Pedra Natural – AITPN, gestora do projeto. Os objetivos passam por desenvolver estratégias para o desenvolvimento da indústria da Pedra Natural com base na inovação e formação.

StoneCITI, é o primeiro centro tecnológico que integra as várias competências necessárias para o desenvolvimento de materiais e produtos em pedra,  que se destina a atrair valor real para o concelho de Sintra e tem como objetivos principais a inovação e a promoção do desenvolvimento tecnológico, logístico e operacional da indústria da pedra natural, a valorização e gestão dos recursos minerais em Sintra e a internacionalização do setor e a formação profissional.