Sintra presente no Portugal Smart Cities Summit

A Câmara Municipal de Sintra está presente no Portugal Smart Cities Summit, o maior evento em Portugal dedicado ao debate sobre as cidades inteligentes, de 21 a 23 de maio, na FIL, em Lisboa.

O Município de Sintra possui a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) – Certificação Platina – ao apresentar resultados para 99 dos 100 indicadores previstos na norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através da monitorização do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.

Esta norma constitui um referencial único que permite posicionar, a nível internacional, o desempenho social, económico e ambiental das cidades, promovendo a partilha de conhecimento e de soluções inovadoras para os desafios atuais, com vista à criação de cidades mais prósperas, mais resilientes, mais saudáveis, mais justas, mas inclusivas e mais conectadas.

Sintra integra o grupo de cidades que, a nível mundial, se compromete a monitorizar anualmente o respetivo desempenho e a fazer refletir os resultados nas políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficaz, garantindo o desenvolvimento e a coesão social, ao mesmo tempo que promove uma utilização mais eficiente dos recursos.

A paisagem natural milenar e a paisagem secular testemunhada pelos monumentos são auxiliadas pela tecnologia e por políticas sustentáveis, para que se consiga compreender, visitar e preservar Sintra.

“O Futuro Passa Aqui” é o mote deste evento que é um local de convergência de criação de oportunidades entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objectivo comum: debater o futuro das smart cities e promover oportunidades de negócio entre o mundo académico, empresarial e da administração local, procurando melhorar a vida dos cidadãos.