Sintra investe em eficiência energética nas escolas

Foi aprovada, pela Câmara Municipal de Sintra, a adjudicação da empreitada de instalações fotovoltaicas e iluminação LED em Escolas EB 1, pelo valor de 239 mil euros.

Com prazo de execução de 5 meses, serão alvo de intervenção as escolas EB1 de Casal de Cambra 2, Casal da Barota, Queluz 2, São Marcos 1, Rio de Mouro 1, Serra das Minas 2, Mem Martins 1, Mem Martins 5, Ouressa e Casal da Cavaleira.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, este investimento “segue a estratégia das prioridades definidas pelo município desde o início do seu mandato”, referindo que “o setor da educação sempre foi uma das nossas prioridades pela importância que tem na vida de milhares de jovens e no futuro de Sintra e do país”.

Esta empreitada tem por objetivo a instalação de painéis fotovoltaicos e a substituição da iluminação atual por iluminação de tipologia LED, contribuindo assim de forma ativa para a redução da pegada ambiental, com a produção própria de energia verde e diminuição do consumo elétrico da maior fatia, a iluminação, conseguindo desta forma uma maior eficiência energética nas escolas.

Recorde-se que o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra foi apresentado em março de 2018 e prevê a intervenção em 98 escolas, abrangendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários.