Image

Rede de postos de vigia de incêndios rurais já estão em funcionamento

A Câmara Municipal de Sintra já ativou os Postos de Vigia que integram a Rede Nacional de Postos de Vigia, coordenada pela Guarda Nacional Republicana e integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020 que tem como finalidade proteger a serra dos incêndios florestais.

Dos postos de vigia para a observação do território em que se integra a Serra de Sintra, são de destacar o da Pedra Amarela, Nafarros e Alcoitão (que estarão a funcionar até 6 de novembro) e para observação na Serra da Carregueira, o posto de vigia de Belas ( que funcionará de 1 de junho a 6 de novembro).

A vigilância dos postos de vigia de Pedra Amarela, Nafarros e Alcoitão estão a cargo da Parques de Sintra Monte da Lua e Guarda Nacional Republicana, enquanto que o posto de vigia de Belas é da responsabilidade da Parques de Sintra Monte da Lua e Associação de Bombeiros de Belas.

A Rede Nacional de Postos de Vigia é atualmente um dos principais mecanismos de vigilância e deteção de incêndios florestais a funcionar no país.

A atividade da Rede Nacional de Postos de Vigia na área da vigilância e deteção de incêndios rurais nascentes permite uma intervenção dos meios de combate de forma mais célere e precisa. Para além do alerta às entidades responsáveis pelo combate, a Rede contribui ainda para a georreferenciação da ocorrência, através do processo de triangulação e da produção de informação complementar útil de apoio à decisão operacional. 

Image