Projeto StoneCITI vai nascer em Pêro Pinheiro

A autarquia vai assinar um protocolo com a ASSIMAGRA para a dinamização de um inovador projeto no setor da indústria da Pedra, StoneCITI, no dia 7 de fevereiro, às 11h00 na antiga fábrica Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro.

O presidente da Câmara da Municipal de Sintra defende que o projeto, “será um novo começo e um novo caminho para esta indústria e para a incorporação do valor da pedra”. Basílio Horta considera que, “este protocolo marca a revitalização, não só do espaço abandonado, mas também do próprio setor no concelho de Sintra”.

O projeto StoneCITI (Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural) é um projeto inovador, desenvolvido entre a ASSIMAGRA, juntamente com os empresários do setor de Pero Pinheiro, o Instituto Superior Técnico e o Município de Sintra, que se destina a atrair valor real para o concelho de Sintra e tem como objetivos principais a inovação e a promoção do desenvolvimento tecnológico, logístico e operacional da indústria da pedra natural, a valorização e gestão dos recursos minerais em Sintra e a internacionalização do setor e a formação profissional.

Recorde-se que, a autarquia, assinou a escritura para a aquisição da antiga fábrica Pardal Monteiro, um investimento de 725 mil euros, em fevereiro de 2019.

O imóvel irá receber as instalações do Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural – StoneCITI, gerido pela Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (APEDRA), com o objetivo de desenvolver uma estratégia que contribua para o desenvolvimento da indústria da Pedra Natural com base na inovação e formação.

Pelas 14h30, tem lugar no Centro Cultural Olga Cadaval a conferência "Connecting Stone Knowledge", que servirá para fazer o kickoff do projeto StoneCITI, primeiro centro tecnológico que integra as várias competências necessárias para o desenvolvimento de materiais e produtos em pedra natural.

Programa completo e inscrições em: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/conferencia-stoneciti