Novo Parque Linear da Ribeira da Lage liga Mem Martins a Rio de Mouro

O Parque Linear da Ribeira da Laje foi, esta quinta-feira, aberto ao público, conectando Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares e um investimento em mais de dois milhões de euros pela autarquia.

A abertura deste novo espaço de lazer contou com a presença de dezenas de pessoas, “o nosso lucro é a alegria da população em usufruir destes espaços públicos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta. “Sentimos a necessidade de requalificar esta zona com bastantes prédios e de criar um espaço de lazer. Isto é serviço público, devolver qualidade de vida à nossa população”, concluiu o edil.

A cerimónia terminou com a atuação da Banda Filarmónica São Bento de Massamá “FilarmoniArtes”, no anfiteatro do Parque Urbano da Serra das Minas.

Inserida na requalificação e valorização paisagística e ambiental da Ribeira da Laje, a construção deste parque linear veio criar um corredor verde entre estas duas freguesias urbanas do concelho de Sintra, promovendo a qualificação dos espaços públicos e zonas verdes.

Esta intervenção veio ainda possibilitar o reforço das centralidades urbanas, através do tratamento dos espaços públicos, com a reformulação do perfil de passeios e arruamentos, bem como da circulação e o estacionamento automóvel, permitindo uma rede de circulação pedonal e ciclável da ARU, interligada com a malha urbana envolvente, e a qualificação do comercio local, promovendo a valorização dos espaços comerciais, a diversificação do comércio e a criação de emprego.

Designação do projeto: Requalificação da Ribeira da Laje

Código do projeto: LISBOA-08-2316-FEDER-000038

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: NUT II - Área Metropolitana de Lisboa