Largo das Mercês vai ser requalificado

No âmbito da estratégia de requalificação da Ribeira da Lage, prevista no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da ARU de Mem Martins / Rio de Mouro, foi assinado, esta sexta-feira, o auto de consignação para a requalificação do Largo das Mercês.

Num valor estimado de 350 mil euros e prazo de execução de nove meses, os trabalhos inserem-se no reforço e qualificação do Largo das Mercês enquanto centralidade urbana e na valorização e reabilitação do espaço público.

Na apresentação desta requalificação, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, lembrou que esta obra é exemplo que “Sintra é um concelho em todo o seu território, feito para as pessoas, e tanto direito tem o cidadão que mora no centro histórico da vila, como o cidadão que vive mais afastado, nas periferias”.

A intervenção incluí a integração do espaço público existente no parque urbano da Ribeira da Laje, o tratamento do pavimento existente, a criação de atravessamento pedonal, a implementação de mobiliário urbano, a redução do canal viário em beneficio do espaço pedonal com criação de espaço público e de continuidade no troço nascente da Rua Nuno Gonçalves e a introdução do circuito de manutenção adequado à população local.

Com 4.500 m², o espaço do projeto engloba três zonas: o Largo, constituído por duas áreas distintas separadas pela ribeira; uma pequena área de estacionamento a Nascente, separada pelo Largo pela Rua Dr. Fernando de Barro; e a Poente, a uma cota superior, as áreas pedonais e o entroncamento viário entre a Rua Nuno Gonçalves e a Rua Abade Faria.

A requalificação da Ribeira da Lage já decorre entre Mem Martins e o Parque Urbano da Serra das Minas, em Rio de Mouro. Numa extensão de 2,3 km e área de intervenção de 13,5 hectares, o município de Sintra está a investir mais de 2 milhões de euros para criar um corredor verde entre estas duas freguesias urbanas do concelho.