COVID-19 | Sintra reforça desinfeção de viaturas, equipamentos e espaço público

A Câmara Municipal de Sintra mantém a lavagem e desinfeção do espaço público, viaturas diversas e edifícios. Esta medida insere-se na estratégia da autarquia para reduzir o risco de contágio e combater o surto de Covid-19.

Até ao momento, os serviços da autarquia já procederam à lavagem e desinfeção de mais de 258 km que incluem faixas de rodagem, passeios, mobiliário urbano, contentorização, paragens e autocarros

No que concerne às viaturas, foram já desinfetadas 844 unidades. Viaturas que são na sua maioria pertencentes à frota da autarquia, PSP, GNR, táxis, IPSS’s, e ambulâncias de Corporações de Bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, etc.

Foram já efetuadas 322 intervenções de desinfeção em edifícios, em edifícios camarários, esquadras da PSP e GNR, mercados, escolas, creches e outros edifícios de resposta social (lares, residenciais, casas repouso, centros dia, cemitérios, empresas).

Quanto a meios alocados, foram desinfetadas 37 viaturas (bombeiros e frota da câmara) e 123 operacionais (bombeiros e funcionários da autarquia câmara).

A autarquia disponibilizou, até ao momento, a forças de segurança e bombeiros: cerca de 2 000 kits “fato” de proteção (inclui tapa pés, máscara FFp”, óculos, touca, luvas e fato);  mais de 2 500 kits “bata” (inclui tapa pés, máscara cirugica, luvas e bata) e mais de 30 000 máscaras.

Estas intervenções decorrem da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a infeção do COVID-19, com o objetivo de acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.