Conselho de Cultura e da Paisagem Cultural de Sintra reunidos no Multiusos de Belas

Na sua terceira reunião conjunta, realizada esta quarta-feira, em Belas, o Conselho de Cultura e o Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra tiveram o programa cultural no centro da ordem de trabalhos.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu os próximos grandes projetos da autarquia que serão inaugurados em breve nomeadamente o Parque Florestal Municipal da Serra da Carregueira e a ciclovia da Via do Atlântico.

O autarca de Sintra referiu-se aos projetos salientado que “o parque da Carregueira, um local fantástico que está agora em fase de conclusão dos trabalhos, será mais um parque para a fruição de todos. Já a Ciclovia do Atlântico, será uma das mais bonitas do concelho, pela sua proximidade ao mar e com a serra ali tão perto. No concelho temos quase 30 quilómetros de ciclovia que nos permitem criar alternativas mais sustentáveis e ecológicas, melhorar o tráfego rodoviário e possibilitar o lazer e a prática desportiva”, salientou Basílio Horta.

Durante esta reunião foi apresentado o projeto do Parque da Carregueira e foi também realizada uma visita às obras que se encontram já em fase de conclusão.

A Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho de Sintra que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar. Os trabalhos da requalificação do Parque da Carregueira na Fase 1, um investimento da autarquia 1 milhão e 600 mil euros, contemplam mais de 20 hectares junto da localidade urbana de Belas.

Este projeto da autarquia garante criação uma nova zona verde para usufruto da população, que permite a ligação e continuidade do Eixo Verde Azul, num percurso de cerca de 3 km que liga o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo.

Nesta reunião foi também feita uma breve apresentação do 56º Festival de Sintra, pela diretora do festival, Gabriela Canavilhas. A edição deste ano decorre entre setembro e outubro e será dedicada a D. Fernando II e à Música, Musa do Rei-Artista.

Após a apresentação do Festival aos conselheiros, Basílio Horta, sublinhou que este será “mais um grande momento do Festival, cada vez mais multifacetado e descentralizado. Com uma programação que melhora de ano para ano”.

O Conselho Municipal de Cultura tem como missão promover o diálogo e a cooperação entre a autarquia, os agentes culturais do concelho e personalidades de reconhecido mérito cultural, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das atividades culturais do Município de Sintra.

Compete também ao Conselho desenvolver um olhar crítico sobre as estratégias e iniciativas culturais do município, sugerindo alterações que as enriqueçam.

 

Image