Concluído o 1.º troço do Eixo Verde e Azul

O primeiro troço do Eixo Verde e Azul, que estabelece uma estratégia integrada de intervenção destinada a criar e consolidar um eixo ecológico e que atravessa os concelhos da Amadora, de Oeiras e Sintra, foi aberto ao público em Monte Abraão, esta quinta-feira, dia 25 de abril. Com um percurso de 4,5 quilómetros, este troço comtempla também um anfiteatro (junto à estação da CP de Queluz/Belas).

Após o descerramento de placa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, abordou a importância e a grandeza deste projeto, “a primeira fase do Eixo Verde e Azul está concluída e não há melhor maneira de celebrar o 25 de Abril como esta, em devolver às pessoas aquilo que lhes pertence que é o espaço público”.

O Eixo Verde e Azul concretiza a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades, tratando-se de uma mudança qualitativa na Área Metropolitana de Lisboa.

A autarquia está a promover a construção do Eixo Verde Azul, com o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira em Belas e a foz do rio Jamor. Este trajeto que se inicia numa zona de matas do interior do concelho desenvolve-se ao longo do Rio Jamor até à foz, no Concelho de Oeiras. Os trabalhos incluem a renaturalização, melhoria da qualidade das massas de água e requalificação do espaço envolvente ao Rio Jamor e seus afluentes.

Em julho de 2016, os municípios de Sintra, Oeiras e Amadora, em conjunto com a Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML), assinaram um protocolo para desenvolver o projeto Eixo Verde e Azul na área metropolitana de Lisboa.

O Eixo Verde e Azul vai criar um vasto parque estruturado pelo rio Jamor, num investimento estimado – numa primeira fase – de cerca de 11 milhões de euros.

Este projeto é cofinanciado no âmbito do programa Portugal 2020.

Designação do projeto: Projeto de Requalificação da Ribeira do Jamor - Eixo Verde Azul

Código do projeto: LISBOA-04-2114-FEDER-000037

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: NUT II - Área Metropolitana de Lisboa