Basílio Horta visita obras no Centro Carlos Paredes

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, visitou na passada quinta-feira as obras de reabilitação do circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas junto ao Centro Carlos Paredes, em São Marcos.

Este investimento, no valor de 279 mil euros e uma área de intervenção de 3.600 m², “vai criar uma nova centralidade na freguesia e devolver espaço público com melhores condições aos munícipes. Investimos cada vez mais na qualidade de vida de todos os que vivem e trabalham em Sintra”, referiu o autarca.

Os trabalhos visam a requalificação do espaço desportivo, lúdico e cultural, junto do Centro Carlos Paredes, e a manutenção de todo o espaço exterior inserido no perímetro vedado.

Estão em curso os trabalhos de demolição, remoção de terras, preparação do piso para a execução de pavimentos, colocação de paliçadas e guias de betão.

Nesta intervenção estão previstos os seguintes trabalhos:

• Espaços de jogo e recreio e de atividades ao ar livre:

Remoção de aparelhos infantis, mobiliário urbano, placas de piso sintético e reaproveitamento de alguma estruturas;

Criação de três áreas conforme os grupos etários com distribuição de modelos de equipamento adaptado às diferentes atividades: parque infantil, street workout e fitness;

Colocação de piso sintético, manutenção de pavimentos, muros, muros-banco, vedações e plantação de árvores em caldeira no recinto do espaço de jogo e recreio.

•  Parque de Merendas:

Construção de plataforma contígua ao parque infantil para instalação de mobiliário urbano adequado;

Demolição parcial do muro-banco para possibilitar o acesso direto ao bebedouro e equipamentos;

Colocação de estruturas de sombreamento, instalação de mesas e bancos e construção de caldeiras para árvores de pequeno porte e arbustos.

•  Percursos:

Recuperação dos caminhos existentes incluindo a delimitação por toros de madeira e regularização da base;

Construção de novos caminhos, transversais aos principais, cujo traçado é convergente com alguns trilhos e permite aceder a todos os equipamentos: parque infantil, futuro parque de merendas, centro lúdico e campos de jogos.

• Acessos ao recinto:

Será aberto um novo acesso no lado norte do parque infantil, para permitir a ligação direta do percurso existente ao espaço exterior;

Pretende-se refazer a ligação à Alameda de S. Marcos (a sul), atualmente em terra batida, que incluirá a construção de uma plataforma de nível que permita a abertura do portão.

Tratando-se de uma área de património classificado, com vários acessos diferenciados, está prevista a colocação de painéis indicativos e elementos relevantes sobre os vestígios arqueológicos descobertos neste local.