ACT Forma novos Inspetores do trabalho em Sintra

Terminou na passada quinta-feira no Palácio Valenças, em Sintra, a parte teórica do Estágio de Formação Inicial na Carreira de Inspetor Superior do Trabalho realizado pelo ACT- Autoridade para as Condições do Trabalho.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, esteve presente na sessão de encerramento onde saudou os futuros inspetores e honrou a estreita relação de cooperação e apoio mútuo entre a autarquia e a ACT, referiu que, “a ligação tem vindo a intensificar-se de forma virtuosa para todos, nomeadamente para a parte económica e social do concelho.

O município valoriza e apoia o trabalho da ACT, entidade que verifica se as condições de saúde, segurança e a dignidade no trabalho são respeitadas. O presidente da Câmara Municipal de Sintra considerou que, “estes são dos aspetos mais importantes para as relações económicas saudáveis e para o aumento da produtividade”.

Sintra, com cerca de 400 mil pessoas e uma área geográfica 320 km2, tem 4% da riqueza nacional e é dos concelhos com mais empregabilidade a nível nacional. Tendo por base a dimensão e importância do setor económico no concelho e também o facto de diversos estudos de caso onde é provado que existe uma relação direta entre uma boa gestão da SST – Saúde e Segurança no Trabalho, na empresa e a melhoria do desempenho e da rentabilidade, sendo que as organizações com padrões mais elevados em matéria de SST são as mais bem-sucedidas e mais sustentáveis.

A Câmara Municipal de Sintra como defensora desta boa prática, organiza anualmente o “Congresso Segurança e Saúde no Trabalho Sintra”, evento organizado por uma rede muito alargada de parceiros – a ACT, empresas, trabalhadores, comunicação social, associações, escolas e universidades, ordens profissionais, serviços públicos, entre outros. Este ano o evento realiza-se no dia 29 de abril.

Image