Sucesso educativo em debate em Sintra

Sucesso-Educativo

A Câmara Municipal de Sintra promove o Encontro Promoção do Sucesso Educativo - um modelo de intervenção para Sintra, no dia 18 de setembro, às 9h30, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Este encontro visa apresentar  o Projeto “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar no Concelho de Sintra”,cuja candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 representa um investimento valor global de 1.953.783,46 €. A verba envolvida conta com uma taxa máxima de comparticipação comunitária (Fundo Social Europeu) até 50%, sendo os restantes 50% da responsabilidade do Município e terá execução durante 36 meses.

Seguindo uma lógica de envolvimento da comunidade, e através de um processo participativo, a candidatura aprovada propõe um conjunto de ações que promovem o desenvolvimento de planos inovadores de combate ao insucesso escolar em todos os Agrupamentos de Escolas e Escola Secundária da rede pública do concelho de Sintra, definidas em função das características e das necessidades de cada comunidade e em complementaridade com os planos de melhoria dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) ou os planos de ação candidatados no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE) do Ministério da Educação.

O modelo propõe um conjunto de ações que promovem o desenvolvimento de planos inovadores de combate ao insucesso escolar, ao estabelecer acordos de colaboração com os 20 agrupamentos de escolas e uma escola secundária da rede pública do concelho, sendo os mesmos responsáveis pelas ações que a integram.

No encontro – que conta com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta – serão debatidos temas como o programa nacional do sucesso escolar, a parceria como pilar para uma visão comunitária de sucesso educativo, e às 12h00 será apresentado o modelo de intervenção para o concelho de Sintra, seguido de debate.

Sucesso Educativo