Basílio Horta encerrou Programa de Formação e Capacitação para Pessoal Não Docente de Sintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, encerrou a cerimónia do “Programa de Formação e Capacitação de Pessoal Não Docente das Escolas de Sintra”, promovido pela autarquia no Centro Cultural Olga Cadaval.

O encerramento deste programa foi um momento de partilha dos resultados alcançados após o período de formação e capacitação do projeto, que abrangeu mais de 570 profissionais.

Basílio Horta, começou por referir que “é um prazer aqui para vos saudar é para vos congratular pelo vosso trabalho nas escolas. O trabalho e dedicação dos homens e mulheres da nossa comunidade escolar merece o reconhecimento de todos.”

“Tudo o que se passa nas nossas escolas, no seu dia a dia, é essencial para influenciar a vida, o sucesso e o futuro dos estudantes e daquele que é concelho mais jovem do país, sublinhou o autarca.

O programa de combate ao abandono escolar revela grande importância num concelho com as características de Sintra pois é na escola que se constroem os valores e o futuro da nossa sociedade.

O Programa de Formação e Capacitação de Pessoal Não Docente das Escolas de Sintra foi apresentado pela Câmara Municipal de Sintra, em 2017, aos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, que compreendeu um programa intensivo, de formação e capacitação em contexto, direcionado a cada unidade educativa.

Desenvolvido pela Associação de Professores de Sintra, com o apoio do Município de Sintra, este programa constituiu uma vasta equipa de formadores especializados em diferentes áreas de intervenção, de forma a responder à diversidade de necessidades identificadas, nomeadamente:

• Educação Inclusiva;
  • Comunicação Assertiva;