Sintra apresenta obras vencedoras de Prémios Literários 2019

A Câmara Municipal de Sintra promove a apresentação online das obras distinguidas, no ano de 2019, com o Prémio Literário Ferreira de Castro e Prémio de Poesia Oliva Guerra. A apresentação das obras acontecerá no dia 25 de setembro, pelas 17h00, a partir do Museu Ferreira de Castro, em Sintra.

A apresentação da obra “Livrai-me do Mal”, de João Morgado, distinguida com o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2019 ficará a cargo de Luís Osório. Por sua vez, a obra poética vencedora da X Edição Prémio Oliva Guerra de Poesia 2019, “A Olho Nu”, de Sofia Moraes contará com a apresentação de Ricardo António Alves.

Em 2019, o júri do Prémio Ferreira de Castro constituído por Annabela Rita (Associação Portuguesa de Escritores), Miguel Real (Associação Portuguesa dos Críticos Literários) e Ricardo António Alves (em representação da Câmara Municipal de Sintra) analisou um total de 15 candidaturas de entre as quais se distinguiu “Livrai-me do Mal” de João Morgado. Para os jurados da edição de 2019 a obra premiada destacou-se pela “sensibilidade do tema, inovação estilística e qualidade da escrita do autor”.

João Morgado, nascido na Covilhã, define-se como um “escritor plural” já que escreveu romances intimistas, novelas, contos, teatro e poesia. O autor ganhou diversos prémios nacionais e internacionais, e tem publicadas várias obras com destaque para "Diário dos Infiéis", publicado em 2010, e “Diário dos Imperfeitos", de 2012.

“A Olho Nu” é a primeira obra de Sofia Moraes que, de acordo com o júri do Prémio de Poesia Oliva Guerra, se evidenciou das 100 obras rececionadas e analisadas “pelo olhar e linguagem depurados, sobriedade, concisão e saber do ritmo”. Sofia Moraes, poetisa e professora de português, é natural do Porto – cidade que influencia e inspira os seus trabalhos literários.

O júri da edição de 2019 do Prémio de Poesia Oliva Guerra foi composto por José Manuel Mendes (Associação Portuguesa de Escritores), Bernardette Capelo Pereira (Associação Portuguesa dos Críticos Literários) e Ricardo António Alves (em representação da Câmara Municipal de Sintra).

A atribuição e criação do Prémio Literário Ferreira de Castro e do Prémio de Poesia Oliva Guerra é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sintra que pretende estimular a criação literária e homenagear o notável escritor Ferreira de Castro e Oliva Guerra, mulher de letras e de Sintra.

Esta iniciativa será realizada em formato online, na plataforma Teams, e insere-se na programação das Jornadas Europeias do Património, a decorrer de 25 a 27 de setembro, que conta com diversas atividades nos mais diversos lugares do concelho.