Serão Renascentista no Museu de Odrinhas em destaque este fim de semana

Exposições, música ou atividades para os mais novos, são algumas das sugestões para visitar Sintra no fim de semana.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas vai ser o anfitrião para um surpreendente serão renascentista, no dia 12 de outubro, às 21h30.

Este evento conta com a colaboração da Associação Danças com História que apresentará um repertório de danças e músicas de época. A Coleção Romana do museu – amplamente estudada pelos principais humanistas do Renascimento Português – servirá de cenário a esta noite especial.

A Comissão de Proteção de Jovens e Crianças em Risco – CPCJ Sintra Ocidental, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, as Juntas de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e Rio de Mouro e a União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, vão realizar o evento “SINTRA-SE em família”, no próximo dia 12 de outubro, das 10h00 às 17h00, na Escola Secundária Leal da Câmara, aberto à população e com entrada livre.

Pretende-se com este evento, sensibilizar a comunidade sobre as respostas sociais existentes em cada uma das freguesias no âmbito de atividades desportivas, culturais e recreativas.

A Casa da Cultura Lívio de Morais inaugura a exposição coletiva de pintura e escultura de artistas convidados, no dia 12 de outubro, às 16h00, e ficará patente até dia 24 de novembro. A mostra junta obras de artistas convidados por Lívio de Morais, de tema livre, sendo algumas delas de coleções particulares, com diversos percursos, técnicas e liberdades de expressão plástica.

No âmbito das celebrações do Hallowen a Biblioteca Municipal da Tapada das Mercês acolhe o ateliê “Halloween - Vamos construir uma bruxa” e a Biblioteca Municipal de Agualva Cacém o ateliê plástico de construção “Aqui há bruxas…”, ambos no dia 12 de outubro, às 16h00, com entrada livre.

Baseado no livro “História de Biló e o Botão de Rosa”, o Museu Anjos Teixeira, em Sintra, promove a “Hora do Conto”, pelo Grupo Acusa Teatro, no dia 12 de outubro, às 15h30.

A Casa dos Hipopómatos recebe Sofia Isabel Vieira, do blogue Pais com P grande, e Geandra Lipa, para o lançamento do livro “A Casa Amarela”, no dia 12 de outubro, às 15h00, com entrada livre.

No âmbito do Ciclo de Bandas Filarmónicas, a Casa da Cultura Lívio de Morais realiza uma ação com a Banda da União Mucifalense, no dia 13 de outubro, às 16h00, com entrada gratuita.

Até dia 5 de janeiro, o Museu Anjos Teixeira tem patente a exposição “Nú”. A mostra pretende exibir a visão de cada mestre em relação ao corpo humano e à sua nudez, com esboços elaborados pelos mesmos antes das suas esculturas.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra tem patente a exposição “O Espaço ilimitado da pintura” obras da coleção de Nadir Afonso, que se insere nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, datado de 4 dezembro de 1920. Grande parte das obras expostas são da coleção de Laura Afonso, viúva do pintor, e da Fundação Nadir Afonso.

“Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é a mostra que está patente no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, onde se reúnem mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história recente, ou seja, desde meados do 6.º milénio (Neolítico antigo) até finais do 3.º milénio A.C. (Calcolítico final).