Roteiro patrimonial no Museu de Odrinhas em destaque este fim de semana

No dia 13 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, realiza um roteiro patrimonial intitulado «De São Miguel à Terrugem», das 10h00 às 13h00. Para este passeio, foram escolhidas três relevantes igrejas do Concelho de Sintra: a Ermida de São Miguel de Odrinhas, a Capela de São Sebastião e a Igreja Matriz da Terrugem.

Até dia 27 de abril, às sextas e sábados, pelas 21h30, é possível assistir à adaptação da obra grega “Helena”, do poeta trágico Eurípides, pelo teatro TapaFuros, em cena na Basílica Romana do Museu de São Miguel de Odrinhas.

A Biblioteca Municipal de Sintra promove o workshop “Leituras em Família – Coelhinhos à mesa”, no dia 13 de abril, às 16h00, para famílias com crianças maiores de 4 anos. Os participantes, ao longo desta atividade, vão preparar a festa pTara comemorar a Páscoa. Ovos e coelhos, vão aparecer para enfeitar esta época.

A Trincheira Teatro vai estar presente, no dia 13 de abril, pelas 21h00, com o espetáculo “Triste Sina de uma Coisa Feliz”, no Auditório Municipal António Silva, no Cacém. Esta peça não é a história do fado, nem uma história sobre o fado. É uma história de amor, melhor dizendo: do restolho do amor.

No âmbito do Ciclo de Folclore, a Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, recebe no dia 13 de abril, às 17h00, a atuação do Grupo de Folclore “Os Camponeses” de D. Maria, com entrada gratuita. Esta iniciativa tem como objetivo promover e incentivar a atividade cultural no Concelho.

No dia 13 de abril, pelas 21h30, o Centro Cultural Olga Cadaval vai ser palco para a “Ópera Viaggiare Per Il Mondo Verdi”. A narradora será Giuseppina, ex-mulher do compositor italiano, que convida as personagens de três obras de Verdi a comprovarem o seu criador. No decorrer do espetáculo, serão apresentados três a quatro momentos de cada uma dessas obras.

Inserido no ciclo de música barroca “Concertos de Primavera”, a Igreja da Terrugem acolhe o concerto “As Quatro Estações”, interpretado pelo Ensemble Barroco de Sintra, no dia 12 de abril, às 21h30, com entrada livre.

“Vida e obra de Artur Anjos Teixeira” é o nome da exposição temporária que que está patente até 5 de maio no Museu Anjos Teixeira. Nesta exposição será revelado um pouco da vida e obra de Artur Anjos Teixeira, um dos escultores mais importantes portugueses do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

A exposição “O Espaço Ilimitado da Pintura”, obras da coleção de Nadir Afonso está patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra e insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, a 4 dezembro de 1920.