Livro mostra as singularidades de Sintra

web CMS 0990

A Câmara Municipal de Sintra apresentou o livro-álbum “Sintra Patrimónios”, esta quinta-feira, no MU.SA - Museu das Artes de Sintra.

O livro composto por imagens de quatro fotógrafos ligados à vila Património Mundial – Cristina Menezes Alves, EMIGUS (projeto dos fotógrafos Emídio Copeto Gomes e Gustavo Figueiredo), Nuno Antunes e Taylor Moore, escrito por Miguel Real que encontrou fonte de inspiração para os textos nas fotografias e elaborou uma reflexão sobre Sintra: “Não é a primeira vez que escrevo sobre Sintra, mas a primeira que reflecti sobre ela, através de fotografias. É bom sermos confrontados com a terra em que vivemos e no que a fotografia nos faz pensar”, mencionou na cerimónia de lançamento.

Os fotógrafos convidados pela autarquia para participar neste projeto sublinharam “a aposta positiva da Câmara na fotografia”, realçando aspetos ligados à captação das imagens.

O livro é um retrato múltiplo do município, que mostra Sintra a partir de três representações: rural, monumental e pós-moderna reveladas nas fotografias através das gentes na sua ruralidade, da agitação suburbana, da monumentalidade de Sintra e das paisagens a perder de vista. Para Basílio Horta “este livro mostra a singularidade de Sintra nas várias dimensões que compõem o concelho no que respeita ao património, cultura e pessoas”.

O “Sintra Patrimónios” vai estar à venda na Livraria Municipal, no posto de turismo do Cabo da Roca e nos locais habituais.

• web_CMS_0990.jpg
  • web_CMS_1013.jpg