Jornadas Teatro e Território no Centro Cultural Olga Cadaval

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe as Jornadas Teatro e Território no dia 13 de março, às 9h30, com o objetivo de refletir sobre as dinâmicas culturais sintrenses e os impactos diretos e indiretos, económicos e sociais, que resultam da atividade regular das companhias de teatro do concelho.

Em tempos onde importa a articulação entre setores e a colaboração a vários níveis, a Câmara Municipal de Sintra em conjunto com nove companhias de teatro profissionais do concelho de Sintra, Acusa Teatro, Byfurcação, Chão de Oliva, Musgo, Teatro Esfera, Teatromosca, Teatro Reflexo, Teatro TapaFuros e Valdevinos, organizam estas Jornadas Teatro e Território, momento de trabalho entre técnicos de cultura da autarquia, das juntas de freguesia e agentes culturais.

"Cooperação", "parceria" e "rede" são palavras fundamentais nos discursos que, de algum modo, procuram refletir sobre as dinâmicas de desenvolvimento dos territórios ou sobre qualquer setor de atividade das sociedades contemporâneas.

A Cultura não é exceção e, na verdade, para os agentes do setor, este é mesmo cada vez mais um cenário onde se movimentam diariamente. Nesse sentido, a relação das estruturas teatrais com as autarquias tem vindo a ganhar um peso significativo ao longo dos anos, apresentando-se, cada vez mais, como uma base essencial tanto para o desenvolvimento socioeconómico sustentado das nossas cidades, como para a criação de um tecido teatral cada vez mais sólido e plural.

 

Programa:

No período da manhã, aberto ao público em geral:

09h30 – Recepção e registo dos participantes

10h00 – Abertura das jornadas
               
Basílio Horta - Presidente da Câmara Municipal de Sintra

10h15 – Descentralização do Apoio às Artes
              Graça Fonseca - Ministra da Cultura 

10h25 – Intervenção dos Agentes Culturais Sintrenses
              Marco Martin - Representante dos Grupos no Conselho de Cultura CMS

10h50 – Teatro e Território
              Vera Borges, ISCTE IUL / Dinâmia’Cet

11h15 – Coffee Break / Pausa Saudável

11h45 – Comunidade e Públicos
              Sara Duarte, Público vai ao Teatro / Teatro Meia Volta

12h10 – Programação e Gestão
              Cecília Folgado, EGEAC

12h35 – Agentes Culturais e Autarquias
              José Rui Martins, ACERT

12h55 - Encerramento 

No período da tarde, apenas para técnicos da autarquia e agentes culturais Sintrenses, continuaram os trabalhos em prol da identificação de desafios e oportunidades para a Cultura em Sintra e suas potências.

 

As inscrições AQUI, através do formulário

Mais informações:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.