Jornadas Europeias do Património em destaque este fim de semana

Sintra continua a ser uma excelente opção para visitar no fim de semana. Teatro, música, workshops são algumas das sugestões, com destaque para a realização das Jornadas Europeias do Património, a festa em honra de S. Miguel e o Festival de Sintra.

O tema “Artes Património Lazer” é o mote para as Jornadas Europeias do Património 2019, que ocorre de 27 a 29 de setembro, com atividades gratuitas, mediante marcação prévia.

Durante esta iniciativa, o MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, abre as suas portas com visitas guiadas gratuitas às exposições (permanente e temporárias) e às ruínas arqueológicas situadas junto ao museu, às 10h00, 12h00, 14h00 e 17h00. No dia 28 de setembro, o museu promove a visita guiada ao Monumento Megalítico da Barreira, às 10h30.

No dia 27 de setembro é possível visitar, das 10h00 às 14h00, a exposição temporária ‘Casas de Campo na Rinchoa e Mobiliário de Autor’, na Casa-Museu Leal da Câmara, a exposição “O Espaço Ilimitado da Pintura - Obras da Coleção de Nadir Afonso”, no MU.SA - Museu das Artes de Sintra e a Coleção Permanente do Museu de História Natural de Sintra. No mesmo horário será organizado um Roteiro Castriano de Sintra, com início no Museu Ferreira de Castro e fim junto ao túmulo do escritor, Ferreira de Castro, na Serra de Sintra.

No dia 28 de setembro o Museu Anjos Teixeira, promove o percurso orientado “Passeio dos Mestres” pelas ruas de Sintra para conhecer as esculturas dos Mestres Artur e Pedro Anjos Teixeira, às 21h30.

A festa em honra de São Miguel, o padroeiro da Paróquia de Santa Maria e São Miguel, realiza-se de 27 a 29 de setembro, no espaço envolvente à Igreja de S. Miguel, em Sintra. Esta festa terá ao longo dos dias bailes, concertos, restaurantes, jogos tradicionais e quermesse.

O 54.º Festival de Sintra continua a trazer grandes nomes este fim de semana a Sintra. Neste âmbito, o Palácio Nacional de Queluz é palco, no dia 27 de semtebro, às 21h30, para o concerto de “Os Músicos do Tejo”, um dos mais interessantes agrupamentos musicais portugueses da atualidade.

No dia 28 de setembro, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe o “Summer Sunday”, pelas 18h00, tendo como tema a defesa do ambiente e o bem-estar rural.

O pianista Cédric Tiberghien atua no dia 29 de setembro, às 18h00, no Palácio Nacional de Queluz, com reportório de Beethoven, Schoenberg e Chopin.

O Palácio Nacional de Sintra recebe a peça de teatro “Os Maias: Baile de Máscaras”, com instalação de multimédia interativa, cenográfica e digital, composta por textos, som e imagem, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, às 22h00, com entrada livre.

No âmbito da comemoração do Mês do Migrante, que decorre durante o mês de setembro, no dia 29 de setembro, das 13h00 às 18h00, a Quinta da Ribafria, em Sintra, será palco para variadas atividades de participação gratuita.

Ao longo da tarde será possível assistir a apresentações musicais ao vivo, mostra de artesanato e gastronómica, proporcionando momentos de intercâmbio e convívio entre as comunidades migrantes presentes e as comunidades de acolhimento.

A Casa Museu Leal da Câmara recebe o espetáculo performativo, "Há Casa de Leal!", apresentado pelo Teatro Tapafuros, de 27 setembro a 19 de outubro, todas as sextas-feiras e sábados, às 21h30.

“Linguagem e Poder” é o tema que será debatido na Biblioteca Municipal de Sintra, no dia 28 de setembro, às 15h00, com entrada é livre. Este debate está inserido nos encontros mensais “Conversas com Gonçalo M. Tavares” sobre os grandes temas do século XXI.

O Jardim da Samaritana, em Belas, será o palco para a “Feira à Moda Antiga”, de 27 a 29 de setembro, com entrada livre. Esta feira pretende ser uma recriação histórica de um mercado saloio do início do século XX, com venda de legumes e frutas, artesanato, especialidades de gastronomia e doçaria, e algazarra de gentes e pregões, trajes garridos e saloias a rigor.

Nos dias 28 e 29 de setembro, o Complexo Desportivo Municipal João Carlos Cifuentes, em Monte Abraão, vai ser palco do “III Torneio Basquetebol SOK”. A iniciativa organizada pelo Clube Basket Queluz, terá a participação das equipas de seniores masculinos do Chamusca Basket Clube, Estoril Basket, Almada Basket Clube e Clube Basket Queluz.

O Clube Atlético de Queluz vai realizar nos próximos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Pavilhão Henrique Miranda, as jornadas de apresentação das suas equipas para a época 2019/2020.

A Biblioteca Municipal de Sintra promove, no dia 28 de setembro, às 16h00, uma sessão da Hora do Conto com o grupo Acusa Teatro, baseada na obra “História de Biló e o Botão de Rosa”, com entrada livre.

A Casa dos Hipopómatos vai receber o escritor/ilustrador Chris Haughton, no dia 29 de setembro, domingo, às 15h00. O autor dos êxitos “Mamã?”, “Boa Noite a Todos” e “Oh Não, Sebastião!” vai apresentar o seu novo livro “Chiu! Temos um Plano”, editado pela Orfeu Negro.