Inauguração de exposições no MU.SA em destaque este fim de semana

Sintra continua a ser uma excelente opção para visitar durante o fim de semana. Os destaques vão para a inauguração de três exposições no MU.SA e para as “Conversas com Gonçalo M. Tavares” sobre os grandes temas do século XXI.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra vai receber no 19 de janeiro, três exposições patentes até 17 de fevereiro: “Stills & Frames”, “A Coleção J. Eduardo Lima Cascada” e a exposição de fotografia de Alexandra Patuleia.

A exposição “Stills & Frames”, dos artistas Bárbara Pastor e Fábio Colaço, coloca em diálogo um conjunto trabalhos dos autores. Embora endereçam por caminhos conceptualmente diferentes, ambas as obras acabam por se contaminar mutuamente no espaço expositivo, dialogando entre si e potenciando camadas de leitura recíprocas.

“A Coleção J. Eduardo Lima Cascada”, foi constituída ao longo de vários anos e é uma coleção de arte composta por pinturas, desenhos, gravuras e esculturas de autores e estilos artísticos diversos doada ao município de Sintra em 2018.

A exposição de fotografia de Alexandra Patuleia, vencedora do Prémio de Fotografia de Sintra 2017, resulta da interação, partilha e conjunção de sentidos, intuições, alegrias, paixões, mistérios, sonhos, vulnerabilidades…. imagens que prendem o observador convidando-o a um olhar mais atento.

A Biblioteca Municipal de Sintra vai promover ao longo do ano vários encontros designados por “Conversas com Gonçalo M. Tavares”, sobre os grandes temas do século XXI, a iniciar no dia 19 de janeiro, pelas 15h00, com o tema “A Morte”.

Também no dia 19, na Biblioteca de Sintra, pelas 16h00, será dinamizado o workshop "Leituras em Família – Ler com o coração”, destinado para toda a família. 

O Museu Anjos Teixeira continua, até 5 de maio, com a exibição da exposição “Vida e obra de Artur Anjos Teixeira”. Nesta mostra é revelado um pouco da vida e obra de um dos escultores portugueses mais importantes do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

Na Casa da Lívio de Morais, está patente a exposição “Retratos e Caricaturas: Traços da Alma”, com trabalhos dos utentes da Casa de Saúde do Telhal e Coleções do Museu São João de Deus, até 17 de fevereiro.

Inserida no Ciclo de Bandas Filarmónicas, a Banda da Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar de Lameiras vai estar presente, na Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, para um concerto gratuito, no dia 19 de janeiro, pelas 16h00.