Igreja da Terrugem recebe os Concertos de Primavera
O Ensemble Barroco de Sintra interpreta “As Quatro Estações” de Vivaldi na Igreja da Terrugem dia 12 de abril às 21h30, este concerto está inserido no programa dos concertos de primavera – ciclo de música barroca de Sintra, com entrada livre.
Neste concerto, o Ensemble Barroco de Sintra interpreta, como programa central, uma das principais obras musicais de toda a história da música: "As Quatro Estações", de António Vivaldi, figura maior do barroco musical.
"As Quatro Estações" são um conjunto de quatro concertos para violino retirados da série Il Cimento dell'Armonia e dell'Invenzione nos quais Vivaldi ilustra em música as quatro estações do ano criando ambientes sonoros representativos de cada estação seguindo, de forma programática, o texto de quatro sonetos atribuídos ao próprio compositor, nos quais se descrevem ambientes e elementos das quatro estações do ano.
O Ensemble Barroco de Sintra é uma formação de dimensão variável, especializada na interpretação de música antiga, embora numa leitura e estética interpretativa contemporâneas.
Como contraponto e paralelismo à linguagem barroca italiana de Vivaldi, na primeira parte do concerto são apresentadas obras de três autores portugueses: Francisco António de Almeida, um dos principais compositores do barroco português; Pedro António Avondano, é considerado um dos melhores compositores portugueses do século XVIII, na transição da linguagem barroca para o estilo galante; e António Pereira da Costa, um compositor que o Sintra Estúdio de Ópera tem procurado redescobrir, foi mestre de capela da Sé do Funchal, a sua linguagem musical é muito conservadora sendo os seus concertos próximos do estilo barroco de Corelli. Contudo e, independentemente deste facto, os concertos de António Pereira da Costa são o único exemplo conhecido de concerto grosso português o que por si só os tornam um documento histórico da maior relevância.