Image

Fotografia de Ricardo Sousa no MU.SA

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra apresenta a exposição de fotografia “Like Angel” de Ricardo Sousa, que estará patente na Sala da Fotografia, de 28 de julho a 9 de setembro.

O uso da película é estritamente ligado à ideia de objeto em Like Angel - uma imagem que tem inerente uma fisicalidade, que pode ser tocada, segurada e alterada. Provida de rigor, racionalidade e detalhe características definidas pelo médium procura, através de um olhar analítico e sintético, tenta chegar a uma pureza na imagem, respondendo a uma necessidade de comunicar a forma como vê o mundo - forma essa não centrada em si ou no que vive no seu quotidiano, mas que se liberta do seu aspeto real. Aproximando-a quase de um ponto de abstração, apropria-se de uma imagética primordial e elementar, na qual a intuição ocupa um papel fulcral.

O ato fotográfico não se define à priori com algum tipo de expetativa ou limitação, mas realiza-se e acumula-se livremente, formando-se e resolvendo-se no seu final, a imagem terminada. Focando-se em lugares à margem, lugares vazios ou hostis ou até mesmo na figura humana, a sua abordagem tem uma atenção sem hierarquia, na qual há uma possibilidade permanente de objeto para objeto e de espaço para espaço, que lida com o vazio inerente a estes sujeitos, fazendo dele um sujeito em si.

É dado a isto um silêncio, uma calma e harmonia, marcada pelas tonalidades ténues e complementares, que elevam as imagens a um campo mais etéreo, mesmo tratando um território comum — o vazio.

 

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Av. Heliodoro Salgado | 2710-575 Sintra

Tel: 21 923 6106/ 6101

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Image